Cerca de 2.500 policiais, entre militares e civis, trabalharão ao longo dos oito quilômetros que separam as igrejas da Conceição da Praia e a Colina Sagrada, na segunda maior festa popular da Bahia, a Lavagem do Bonfim. Além do efetivo no trajeto, postos elevados de observação, duas centrais de flagrante e um carro presídio auxiliarão o trabalho preventivo, ostensivo e investigativo para que a festa transcorra com tranquilidade.

A PM distribuirá seu efetivo em seis subáreas, entre a Avenida Contorno e o alto da Colina Sagrada, e em 44 pontos de interdição de tráfego de veículos, onde ocorrerão abordagens preventivas, ações contra o porte ilegal de armas e tráfico de drogas.

A Lavagem terá ainda a atuação do Comando de Operações Bombeiros Militares da PM, distribuído em patrulhas de ‘socorrismo’ apoiadas por guarnições do Salvar, além de equipes de busca e salvamento em situações de sinistros e calamidades, atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndios.

“Desejo um bom trabalho a todos os policiais e uma boa caminhada para os turistas e baianos que participarão desta festa tradicional”, disse o comandante-geral da PM, coronel Nilton Régis Mascarenhas, ao falar sobre a operação dos festejos. Ele acrescentou que o patrulhamento será feito por terra, mar e também pelo espaço aéreo, com a utilização dos helicópteros do Graer. “Esperamos que as pessoas aproveitem a festa, buscando a paz e a integração entre todos”.

Estarão envolvidos no esquema de segurança os militares da 14ª, 16ª, 17ª, 18ª, 19ª, além do Batalhão de Apoio Operacional, o Batalhão de Polícia de Choque, o Batalhão de Guardas, a Rondesp, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e Esquadrões de Polícia Montada e Motociclistas Águia, e do Grupamento Aéreo.

Polícia Civil
Para garantir a segurança dos milhares de fiéis que vão acompanhar o cortejo, a Polícia Civil montou um esquema especial, disponibilizando um reforço de mais 58 policiais ao efetivo normal das delegacias com jurisdição sobre a área da festa. O grupo vai atuar em três frentes: distribuído ao longo do trajeto, infiltrado em meio a multidão e em dois postos policiais instalados ao lado da Igreja da Conceição da Praia e na Baixa do Bomfim.

Segundo o delegado Ruy da Paz, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), agentes, escrivães e delegados trabalharão em regime de plantão, das 8h às 20h da quinta-feira (13), e das 20h, do dia 13, até as 8h de sexta (14).

Além disso, os efetivos das 1ª e 3ª Delegacias, Barris e Bomfim respectivamente, cujas áreas de atuação compreendem o circuito da festa, estarão trabalhando normalmente, mas dando uma atenção especial às ocorrências registradas durante o cortejo. Um carro presídio ficará disponível para o deslocamento de pessoas que, por ventura, venham a ser detidas e precisem ser levadas às unidades policiais.

Recomendações da PM
. Evitar levar para o circuito cartões de crédito, talões de cheque e dinheiro acima do necessário. Não ostentar jóias;
. Evitar levar bolsa, máquina fotográfica ou filmadora para os locais de grande concentração;
. Não fazer uso imoderado de bebidas alcoólicas, e se estiver dirigindo passar a condução do veículo para alguém habilitado que não esteja bebendo;
. Identificar as crianças com cartões, especificando o nome, filiação, endereço e telefone para contato, mesmo que a criança já consiga se comunicar.
. Em caso de dúvidas, informações, orientação ou necessidade de apoio procurar uma patrulha da PM.

Confira abaixo o vídeo em que o comandante-geral da PM da Bahia, coronel Nilton Mascarenhas, fala sobre a segurança na Lavagem do Bonfim