O dia da Lavagem do Bonfim, na quinta-feira (13), em Salvador, será quente com tempo bem instável, segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), prevendo céu encoberto por nuvens que modificou a paisagem do verão na capital e permanece até sexta-feira (14). A previsão para Salvador, região Metropolitana e Recôncavo baiano é de céu encoberto e possibilidade de chuva moderada e fraca a qualquer hora.

Até o fim de semana, as condições do tempo melhoram um pouco na capital e região metropolitana. De sexta a domingo (16), a tendência é de redução da nebulosidade, com céu parcialmente nublado e chuva fraca em áreas isoladas. A mesma previsão se estende às regiões do Recôncavo, nordeste, Chapada Diamantina e norte.

Os meteorologistas do Ingá alertam que a chuva não diminui o calor. A temperatura na capital baiana deverá se permanecer elevada, com máxima chegando aos 31°C. O calor e a umidade vinda da região Amazônica são os fatores que influenciam as condições do tempo, nesta época do ano, no Nordeste e em várias outras regiões do Brasil. O céu se manterá encoberto e chuvoso também em grande parte das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

Na Bahia, na quinta e sexta-feira, a chuva mais significativa, com intensidade variando de fraca a moderada, está prevista para as regiões oeste, São Francisco, sudoeste e sul. A temperatura para essas regiões deverá variar, entre 21°C (mínima) e 30°C (máxima) que, associada ao elevado índice de umidade relativa do ar, contribuirá para ocorrência de eventos isolados de chuva forte, acompanhada de trovoadas nessas áreas. A tendência para o próximo sábado (15) e domingo (16) é que o tempo não apresente mudanças significativas em toda essa faixa.

Para a Chapada Diamantina, norte e nordeste da Bahia, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca. Nessas áreas é esperada a temperatura mais elevada do estado, com máxima alcançando os 32°C que, junto com a elevada umidade do ar, favorecerá a ocorrência de eventos isolados de chuva moderada. Nas áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste é esperada a menor temperatura na Bahia, com mínima variando de 18°C a 20°C.

Boletim IUV até 15 de janeiro

A população deve ficar atenta, durante todo o verão, quanto aos cuidados com a saúde, principalmente por causa da alta temperatura e os elevados Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Essa radiação incide sobre a superfície da Terra, causando efeitos nocivos à pele humana.

Durante a estação mais quente do ano (no Hemisfério Sul), os dias se tornam mais longos do que as noites. E a temperatura se mantém em elevação, gerando aumento da intensidade da radiação solar e também dos IUVs. Até o dia 15 deste mês, a previsão para todo o Nordeste brasileiro é que os IUVs se mantenham elevados, com valor variando entre 11 e 14. Em Salvador e região Metropolitana, o IUV será correspondente a 13. Já nas principais cidades baianas o índice irá oscilar entre 12 e 14. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses dados correspondem à categoria de intensidade ‘Extrema’.

A OMS recomenda cuidados contínuos, pois mesmo com o aumento da nebulosidade – quanto menos nuvens maior a intensidade dos IUVs -, registrado em grande parte do Nordeste do país, os índices alcançam valores altos. Para quem se expor ao sol, no período das 10h às 16h, é necessário usar protetor solar, bonés, óculos escuros e roupas leves. Em geral esses índices são medidos ao meio-dia, momento de máxima intensidade de radiação solar.

Maré

De quinta-feira a domingo, a maré alta deverá ocorrer em torno das 11h30 e das 23h30, com valor entre 1,4 metro e 2 metros. Já a maré baixa, por volta das 5h30 e das 17h30, irá variar de 0,4 metro a 0,9 metro. As ondas terão agitação fraca com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.