Com a finalidade de auxiliar os municípios na elaboração e viabilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, participou, nesta quinta-feira (27), de três encontros com prefeitos, secretários municipais de Saúde e coordenadores do SAMU das cidades que têm como polo os municípios de Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. As reuniões, que aconteceram em Juazeiro, levantaram as pendências municipais para a habilitação dos serviços junto ao Ministério da Saúde (MS).

Jorge Solla esclarece que a habilitação dos municípios junto ao MS é critério indispensável para que o Estado possa efetuar repasse aos municípios da sua parte para o financiamento do SAMU. “Estado e municípios estão trabalhando juntos para zerar todas as pendências”, afirmou Solla. O secretário ainda informou que para que o processo de habilitação seja agilizado, a documentação pendente, após ser entregue pelos municípios, será encaminhada pela equipe da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ao MS.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Ubiratan Moreira, lembra que a elaboração e viabilização dos projetos do SAMU são de responsabilidade de cada município e afirma que o auxílio na assessoria e suporte às prefeituras que a Sesab vem realizando é de fundamental importância para sanar os problemas. “As orientações sobre os procedimentos para resolução das pendências que foram informadas por técnicos da Sesab vão auxiliar com toda certeza todos os municípios”, declarou.

Preocupada com a situação do SAMU de cada cidade, a Sesab já realizou reuniões com os gestores dos polos de Teixeira de Freitas, Barreiras e Ibotirama, faltando ainda encontros com representantes dos polos de Guanambi e Brumado, que serão na próxima segunda-feira (31).

Médio São Francisco
Jorge Solla ainda participou, em Juazeiro, da reunião do Colegiado de Co-gestão Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco, onde foi debatido o plano de ação para regulação integrada e a proposta de pactuação interestadual e instrumento de contratualização.

Ambulâncias do SAMU de Jacobina

As dez ambulâncias do SAMU que serão utilizadas para o funcionamento do serviço na região de Jacobina já estão em solo baiano. As oito unidades de suporte básico e as duas unidades de suporte avançado, que funcionam como UTIs móveis, estão no Almoxarifado Central da Sesab, em Salvador.

As unidades, quando o serviço estiver implantado, beneficiarão uma população de cerca de 378 mil pessoas de 19 municípios. A central de regulação que operacionalizará o serviço na região será instalada no município de Jacobina.