A equipe de 20 servidores – entre policiais, peritos e bombeiros -, que atua na Superintendência de Telecomunicações da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (Stelecom), finalizou nesta sexta-feira (21), no Centro de Treinamento da Asseg (Associação de Segurança), o curso de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios.

Direcionado à capacitação dos servidores, com aulas práticas e teóricas sobre procedimentos a serem adotados em situação de emergência, o curso foi iniciado na última segunda-feira (17) e foi ministrado pelo capitão PM Flailton Souza Batista.

“Durante esse tempo, os servidores aprenderam o que fazer em determinadas situações de emergências, até a chegada do corpo de bombeiros ou do órgão competente para remediar àquela situação”, explicou Flailton.

Ainda segundo ele, locais de grande concentração de aparelhos eletrônicos, como é o caso da Superintendência de Telecomunicações, requerem a existência de uma equipe de brigada para fiscalizar e prevenir situações de risco, além de saber como proceder, caso ocorra alguma ameaça à segurança das instalações.

De acordo com o superintendente da Stelecom, delegado Hélio Jorge Paixão, que também participou do curso, a importância da capacitação é ensinar os atendentes de ‘call center’, que atuam no atendimento do 190, a orientar as pessoas que procuram ajuda através do número da polícia.

“Se a pessoa que atende a uma chamada de urgência tem o conhecimento necessário para orientar o solicitante como proceder em alguns casos críticos, além de evitar uma tragédia maior, que possa atingir outras pessoas, poderá até salvar vidas”, esclareceu Paixão.