A Polícia Civil registrou uma redução de 33% no número de queixas de crimes contra o patrimônio, na Ilha de Itaparica, no feriadão do réveillon deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A redução é resultado da operação Paz na Ilha, que mobilizou um efetivo de 60 policiais, entre delegados e escrivães, além de guarnições da Polícia Militar, entre os dias 29 de dezembro de 2010 e 2 de janeiro deste ano. A operação vai continuar até que todos os mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça para a região sejam cumpridos.

Em 2009, as ocorrências relacionadas a furtos e roubos representaram 47% do volume total de registros contra apenas 13% no ano que se encerrou. As ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas, entretanto, passaram de 1,9% em 2009 para 7,1% em 2010.

O delegado Lúcio Ubiracê, titular da 24ª Delegacia, em Vera Cruz, atribui a diferença entre os índices dos dois últimos anos ao aumento no número de prisões e apreensões de drogas realizadas em toda a área da Ilha de Itaparica.

Traficantes presos
Dois traficantes de drogas, João da Conceição Silva e Manoel Henrique Bunes de Oliveira, foram presos na madrugada de segunda-feira (3), no Alto do Santo Antônio, em Mar Grande, município de Vera Cruz. Os investigadores e policiais militares apreenderam com os criminosos 14 pedras de crack e 11 envelopes contendo cocaína.

Os dois foram conduzidos para a 24ª Delegacia e autuados em flagrante pelo delegado plantonista Carlos Barbosa Sanches. Já na localidade de Conceição, policiais detiveram Marivaldo de Jesus de Araújo e Edevaldo Pedro dos Santos, em um conhecido ponto de tráfico de drogas. Os dois foram também conduzidos para a 24ª CP, onde permanecem custodiados.