A partir deste sábado (22), os motoristas que utilizarem as vias da avenida Paralela, em Salvador, vão conferir uma escultura inusitada no canteiro central: um crucifixo automobilístico. Montada com sucatas de carros resgatados em acidentes de trânsito com vítimas fatais, a peça marca o início da Operação Verão 2011, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba). 

“O objetivo é sensibilizar os motoristas para os riscos da direção, sobretudo no verão, quando aumenta o consumo de bebidas alcoólicas”, explicou o diretor de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran, Pedro Cardoso. Segundo ele, a ação é voltada principalmente aos jovens entre 18 e 25 anos, “que são as principais vítimas de acidentes de trânsito”.

A escultura, com 17 metros, foi montada na altura do Hipermercado Extra, numa parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, responsável pela pintura das latarias. Pela noite, o crucifixo ganha iluminação especial para continuar chamando a atenção dos condutores. “Após a meia-noite, os acidentes são mais frequentes”, observa Cardoso, atentando para a realização de shows e funcionamento de bares. 

A avenida Paralela foi escolhida para abrigar a peça devido ao alto fluxo de veículos no local, acentuado aos fins de semana por dar acesso ao Litoral Norte do estado. O crucifixo fica exposto até o dia 31 de março, quando o alvará municipal poderá ser renovado.

Comandos educativos
Além do monumento de sucatas, a campanha do Detran realiza, também, ações educativas em pontos estratégicos da capital baiana. Durante todos os finais de semana, até o Carnaval, equipes vão abordar motoristas para distribuir material explicativo e reforçar as orientações sobre direção defensiva.

“Vamos destacar a importância do uso do cinto de segurança, da cadeirinha infantil, do não-uso de bebidas alcoólicas e do celular, além de pedir atenção aos limites de velocidade e a ultrapassagem pela faixa da esquerda”, pontuou a diretora da Escola Pública de Trânsito, Ana Cristina Regueira.

Os comandos estão sendo realizados das 9h às 14h30, em frente aos shoppings Barra, Salvador, Piedade e Iguatemi, aos sábados, e no Cristo da Avenida Oceânica e Campo Grande, aos domingos, no mesmo horário.

Abordado pela equipe, sem cinto de segurança, o professor Antônio Silva reconheceu o erro e a importância da Operação Verão. “É preciso educar permanentemente os baianos sobre os riscos da direção. Tenho 67 anos e ainda me esqueço do uso do cinto. A ação está aprovada!”, disse ele.

Publicada às 10h55
Atualizada às 13h10