Destino mais desejado e preferido pelos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Vox Populi, a Bahia em qualquer estação do ano é bela e durante o verão fica ainda melhor. Programação cultural, sol e praia não vão faltar aos cerca de três milhões de turistas que chegam de outros estados e países para aproveitar a temporada, segundo estimativa da Bahiatursa.

Para atender ao fluxo de passageiros, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) autorizou 18 novos voos regulares domésticos para Vitória, Belo Horizonte, Belém, Manaus, Recife, Fortaleza, São Luiz, Ribeirão Preto e Campinas.

De acordo com a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, além dos voos nacionais, 18 novos voos charters também estão em operação. Somente da Argentina, a Bahia receberá oito voos charters semanais, trazendo em média 30 mil turistas que irão injetar cerca de US$ 37 milhões na economia local, a maior operação de voos fretados em 30 anos daquele país para cá. Já os voos internacionais regulares são 25, provenientes dos EUA, Portugal, Espanha, Alemanha e Argentina.

Festas populares e ensaios

Antes mesmo do início da estação mais quente do ano, já se ouvia o som dos timbales ecoando de vários pontos da cidade. São os ensaios de verão, uma preparação para o carnaval, promovidos de domingo a domingo por artistas consagrados como Carlinhos Brown, Timbalada, Margareth Menezes, Banda Eva, Cheiro de Amor, Jau, Olodum, entre outros. O pagode baiano do Psirico, Parangolé e Harmonia do Samba também leva milhares de pessoas para a noite soteropolitana.

Em fevereiro, além dos ensaios, tem mais festa na Bahia: o Festival de Verão que acontecerá entre os dias 2 e 5, no Parque de Exposições de Salvador. Ivete Sangalo, Restart, Capital Inicial, Cláudia Leitte, Maria Gadú, Jason Mraz, entre outros, estão confirmados na programação deste ano. As festas populares, como Bonfim e Iemanjá, ligadas à religiosidade e ao sincretismo, também são famosas.

Programação dos cruzeiros

O movimento é intenso no Porto de Salvador. Desde outubro, quando teve início a temporada de cruzeiros 2010/2011, até o final de abril, cerca de 140 navios devem aportar na capital, trazendo 350 mil passageiros para a cidade. O número representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado. “A temporada superou as nossas expectativas, já que em 2009 tivemos uma queda muito grande na ocupação dos navios, devido à crise financeira internacional”, afirmou Alexandre Garrido, vice-presidente do Sindicato de Turismo do Estado da Bahia (Sindetur).

Segurança para os turistas

No período em que o estado mais recebe visitante, a segurança é intensificada. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o efetivo contará com 17 mil policiais durante todo o verão. No aeroporto, durante o carnaval, uma operação especial vai fazer a escolta dos voos fretados. “Também colocaremos um guichê com policiais bilíngües para atender os turistas”, contou o major Oliveira, do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar. Para quem chega de navio, o esquema de segurança também é intenso. “No desembarque temos um esquadrão de motociclistas, cavalaria, policiais da 16ª Companhia do Comércio, além do efetivo do 18° Batalhão, que fazem todo o policiamento do sítio turístico daquela região”, completou.

O Pelourinho, que regularmente conta com uma média diária de 80 policiais, terá o dobro de policiamento durante o carnaval. A Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) também está preparada para a operação verão. “Faremos uma escala extra de policiais e delegados durante toda a estação, além de operações em alguns pontos turísticos, a fim de evitarmos qualquer fato contra os turistas”, afirmou Marita Souza, titular da Deltur.

Desembarques nos aeroportos

Os desembarques nos três principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro e Ilhéus) cresceram 15% em 2010. Ao todo, foram 3,6 milhões de operações nos terminais. Os dados são da Infraero e Sinart. Em termos percentuais, Porto Seguro registrou o maior crescimento, com um avanço de 30% nas operações. Foram 495 mil desembarques em 2010 contra 380 mil do ano anterior. Salvador teve uma variação positiva de 11% e chegou aos 2,9 milhões de desembarques nacionais e internacionais até novembro. O município de Ilhéus, por sua vez, registrou 185 mil chegadas, o que representa um acréscimo de 18% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Postos de informação

Os Postos de Informação ao Turista em Salvador, Aeroporto, Rodoviária e Pelourinho, estão em funcionamento. O de Praia do Forte está em obras. Lençóis e Porto Seguro devem ter novos postos inaugurados em 2011.

Receptivos

Desde o início da temporada de cruzeiros, a Bahiatursa está realizando receptivo com baianas caracterizadas que distribuem brindes, folheteria e fitinhas do senhor do Bonfim.