As iniciativas gerenciais empreendidas pelo Estado da Bahia nos últimos quatro anos e os mais recentes projetos em gestão pública do país serão apresentados durante o IV Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em Brasília. Instituições interessadas em participar do evento têm até o dia 15 de fevereiro para enviar propostas de trabalho. O conteúdo será apresentado durante o evento, previsto para acontecer de 25 a 27 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O Consad é um órgão permanente de coordenação, articulação e proposição de políticas públicas no âmbito das Secretarias de Administração com vistas à evolução da gestão pública brasileira.

Para efetivar a inscrição do trabalho, o requerente deve encaminhar um resumo de sua apresentação, de acordo com as características estipuladas pelo Consad, por meio do formulário de proposta de trabalho ou painel. O documento está disponível no site do Consad. A proposta de apresentação deve ser encaminhada para o endereço eletrônico congresso@consad.org.br.

A lista de selecionados para o congresso deve ser divulgada pelo comitê científico do Consad até o dia 5 de março. Após esta data, os participantes têm o prazo máximo de dois meses para o envio dos trabalhos escritos para a organização do congresso. As iniciativas gerenciais empreendidas pela gestão pública baiana foram incluídas na publicação “Avanços e Perspectivas da Gestão Pública nos Estados II”. O relatório, editado pelo Consad, cita o estado com um dos maiores em iniciativas gerenciais inovadoras, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco e Ceará.

Temática 
Para o congresso deste ano, foram sugeridas como novas temáticas a discussão de leis e iniciativas para acesso a dados governamentais; o Plano Nacional de Banda Larga e sua expansão no país; os desafios da gestão pública frente à realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo no Brasil; sistemas de gestão de desempenho; iniciativas para simplificar a abertura e fechamento de empresas; e inovações na gestão de políticas setoriais, na força de trabalho e na contabilidade do setor público.

O Consad ainda deve promover o aprofundamento da discussão em áreas já consolidadas, como a gestão da despesa pública; gestão de recursos humanos; a estrutura do setor público; formas alternativas para a oferta de serviços públicos e reformas na gestão a partir da demanda da comunidade.