Superintendente, coordenadores, diretores e funcionários da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) estiveram reunidos segunda e terça-feira (7 e 8), no Hotel Sol Bahia, em Patamares, para avaliar as ações conquistadas no período de 2007 a 2010 para a agricultura familiar, um dos segmentos prioritários do governo da Bahia.

Na ocasião, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, falou sobre a missão de “fazermos projetos estruturantes, considerando a Suaf o cérebro da agricultura familiar do Estado e não-finalizadora, e sim executora das ações”.

Para o superintendente da Agricultura Familiar, Wilson Dias, o exercício da prioridade é um dos aspectos importantes do planejamento. “Avaliar talvez seja a parte mais importante do planejamento. As diretrizes traçadas no encontro serviram para entendermos que é importante planejar, estruturar, definir e muito pouco executar”. Nessa perspectiva, Dias falou sobre planejar o processo de captação de recursos para ampliar o orçamento da superintendência e definiu que um bom projeto, uma boa proposta encontra eco adequado de financiamento. “Propor novas ações e qualificar as existentes é um tema muito importante para nós”.

Na reunião, palestras, dinâmica e integração do grupo, além de terem sido traçadas, através de um planejamento estratégico, metas para este ano de 2011. Para tanto, divididas, as equipes apresentaram propostas sobre a agricultura familiar em suas diversas atividades, a exemplo da Assistência Técnica e Extensão Rural (Uniater), apicultura e o Garantia Safra.