A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) finalizou na quinta-feira (3) o debate para validação da Lei de Defesa Sanitária Animal no Estado da Bahia. No último dia da Oficina de Trabalho, realizada no auditório da Empresa Bahia de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Ondina, a proposta que seguirá para apreciação no Legislativo foi validada por diretores, técnicos e coordenadores responsáveis pelo Programa de Erradicação de Febre Aftosa, juntamente com fiscais agropecuários da Adab.

O objetivo da Lei é simplificar as ações já existentes, facilitando a fiscalização dos serviços de sanidade animal. Estão integradas na única norma a preservação da saúde animal por meio do controle, erradicação e prevenção de doenças, a fiscalização do trânsito de animais, a modernização dos regulamentos da defesa sanitária, a manutenção e a evolução do status sanitário, entre outras ações. “O que fizemos foi um passo importante para a Bahia no âmbito da sanidade animal”, afirma o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal.

A Adab exerce o serviço agropecuário oficial do Estado, que inclui planejamento de atividades de vigilância e defesa sanitária animal, além de execução dos programas sanitários nacionais como o de combate à febre aftosa, tuberculose e brucelose, entre outras enfermidades.