Cerca de 100 motoristas de trios que vão trabalhar no Carnaval de Salvador participaram nesta segunda-feira (28) do seminário Carnaval: Revisando Conceitos e Conduzindo a Alegria, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

Segundo o diretor da Coordenação de Segurança e Educação para o Trânsito do órgão, Pedro Cardoso, esses motoristas têm um papel fundamental no Carnaval. “Não dá para pensar no Carnaval e não lembrar dos motoristas. Além dos artistas, são eles que conduzem a alegria”.

A participação no seminário garante aos motoristas a credencial para ter acesso à festa. Durante a folia, todos os trios elétricos, minitrios e carros de apoio e alegóricos vão passar por uma fiscalização antes de entrar no circuito. Eles devem ter um adesivo de regularização, que será exigido junto com a credencial. Quem não apresentar os documentos, ficará impossibilitado de desfilar.

Para Luiz Nascimento, motorista que vai participar pela primeira vez do circuito carnavalesco, o curso tem uma importância muito grande. “É necessário ter conhecimento dos temas passados na palestra e aplicar na prática, para que na festa tudo aconteça com segurança”.

O especialista em Comportamento Emocional no Trânsito, professor e educador Rodrigo Ramalho, falou dos índices de acidentes de trânsito no mundo. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 8% dos acidentes de trânsito são causados por falhas mecânicas, 11% por falhas nas vias e 81% por falhas humanas”.

O seminário prossegue nesta terça e na quarta-feira (1º e 2 de março), das 8 às 12h, no auditório do Detran. Não é necessário fazer inscrição prévia. É preciso apenas se dirigir ao órgão em um dos dias e horário, com a habilitação e duas fotos 3×4.

Vistoria
A estrutura para a vistoria dos trios elétricos, minitrios e carros de apoio está montada desde o dia 16 deste mês. Até a manhã desta segunda-feira, apenas 37 veículos dos 350 esperados haviam passado pelo local. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, no Parque de Exposições de Salvador (Avenida Paralela).