LOCAL: Vila Policial Militar do Bonfim
DATA: 17.02.11 (quinta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: cerimônia de comemoração dos 186 anos de criação da Polícia Militar (PM) do Estado da Bahia.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: na solenidade serão entregues as medalhas do “Mérito Policial Militar” e a do “Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica” a personalidades que prestaram relevantes serviços à comunidade baiana, além de oficiais e praças da Polícia Militar da Bahia e de outros estados. Serão concedidas 44 comendas. Dentre os homenageados estão o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; o secretário de Segurança Pública, Maurício Teles; o assessor geral de Comunicação, Robinson Almeida; e os prefeitos de Camaçari, Luis Caetano, e Lauro de Freitas, Moema Gramacho. Após a entrega das medalhas, o comandante geral da PM, Nilton Mascarenhas, fará uma exposição sobre a história da corporação e os serviços prestados à sociedade. O desfile da tropa a pé e motorizada finaliza a cerimônia. Na oportunidade, os policiais militares estarão com os novos uniformes e equipamentos que, a partir desta quinta, já poderão ser vistos pela população nas ruas. Os eventos em comemoração ao aniversário da PM tiveram início no último dia 12 e se estenderão até a próxima sexta-feira (18), com a realização atividades esportivas e culturais e prestação de serviços de saúde.

MEDALHAS: instituída em 1962, a Medalha do Mérito Policial Militar é destinada a policiais militares que tenham prestado notáveis serviços ao Estado ou à corporação. Já a Medalha do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica foi instituída em 1978, com a finalidade de homenagear os integrantes da corporação que se destacaram no cumprimento de seus deveres. Pelos serviços prestados para o progresso e renome da Polícia Militar da Bahia, militares das Forças Armadas e de outras polícias, além de instituições civis, também podem ser agraciados com as duas medalhas.

PM: a Polícia Militar da Bahia foi criada oficialmente por decreto do imperador Dom Pedro I, em 17 de fevereiro de 1825, com o objetivo de manter a tranquilidade e segurança pública na província da Bahia. Estas ações de policiamento vêm sendo desenvolvidas até os dias atuais, sob a prática da polícia comunitária. Hoje, a PM baiana possui 31.969 policiais, sendo 6.847 destes, incorporados entre 2007 e 2010.