As obras de construção da Arena Fonte Nova avançam em ritmo acelerado com homens, máquinas e equipamentos trabalhando de maneira firme e articulada. A organização e o planejamento integrados dão ao projeto a confiança de que o novo estádio estará pronto para receber a Copa das Confederações em 2013 e servir de palco para os jogos do Mundial de Futebol em 2014.

Nesta quinta-feira (3), o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, fez uma visita ao local acompanhado dos diretores da Fonte Nova Negócios e Participações (FNP) Dênio Cidreira e Lino Cardoso (FNP) e de José Luis Góes e Alexandre Chiavegatto, do Consórcio OAS-Odebrecht, quando constatou o andamento dos trabalhos. “As obras estão bem adiantadas e, a partir de abril, todos terão uma visualização melhor do que está sendo feito aqui”, destacou Vasconcelos. Atualmente, quase 150 operários de produção trabalham na obra, mas a previsão é de que sejam 1.200 no “pico” das obras de conclusão do estádio.

Equipamento multiuso 
Nilton Vasconcelos lembrou, ainda, que o processo de “estaqueamento” (colocação das estacas) deverá provocar um impacto muito forte aos olhos de todos. “As primeiras estacas já estão no canteiro de obras e foram produzidas em Feira de Santana, seguindo a cadeia produtiva. A proposta do Governo do Estado é valorizar nessa obra o fornecedor local, que oferece produtos e serviços de boa qualidade”, completou.

A Nova Fonte Nova será um equipamento multiuso com 50 mil lugares no padrão Fifa e 50 camarotes com um total de 1.000 assentos. Terá, ainda, área de imprensa variável até 1.600 posições, 46 bares, restaurante panorâmico, 62 banheiros e um Museu do Futebol. Uma moderna cobertura, em estrutura metálica (membrana de PTFE), será implantada para não prejudicar a visão do entorno do estádio.

Ainda na manhã desta quinta-feira (3), o secretário Nilton Vasconcelos participou do lançamento da campanha oficial para abertura da Copa do Mundo da Fifa em Salvador. Organizada pelo Salvador Convention Bureau, a campanha tem o apoio institucional da Setre e da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e atende ao desejo dos baianos de receber em Salvador o jogo e a festa de abertura do Mundial 2014. O secretário estadual de Esporte foi o primeiro a assinar o manifesto, cadastrando-se no site lançado durante o evento, no Grande Hotel da Barra.