O programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba)/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), apresenta, nesta sexta-feira (4), às 21h, no Largo Pedro Archanjo, o Grupo Africantar. Em apresentação única, o show intitulado “Terreiro Africantar” apresentará aos espectadores canções que já fazem sucesso como “Gira”, “Cordeiro de Nana” e “Obaluaê”, além de outras músicas do seu mais novo show, “Lamento das Águas”, que estréia no domingo (6).

A valorização da cultura afrodescendente é marca registrada nas músicas do grupo. Canções dos Tincoãs, afro-sambas, de Vinicius de Moraes e Baden Powell, e de compositores como Edu Lobo, Milton Nascimento e Roberto Mendes são os destaques do repertório. “É uma delícia levar nosso show ao Pelourinho. Nossa temática se encaixa com o Centro Histórico e ele, por sua vez, dá o tom para nossa música”, disse Chicco Assis, um dos vocalistas da banda.

O Grupo Africantar é formado pelos cantores Ana Paula Albuquerque, Chicco Assis, Fábio Sacramento, Gil Ferreira, Raquel Monteiro e Tâmara Pessoa. As vozes são acompanhadas pelos músicos Paulo Mutti (violões, arranjos e direção musical), Mateus Aleluia (trompetes) e um dos 15 homenageados do Carnaval no Pelô, o percussionista Gabi Guedes.

O primeiro show do grupo foi selecionado pelo “Ed, o tal” – edital de cessão de pautas gratuitas do Theatro XVIII. E eles ainda se apresentaram em importantes projetos e palcos de Salvador, como o Carnaval Pipoca 2010 (Pelourinho e Trio Elétrico), Sarau da Casa da Música (Abaeté), Gravação do DVD de Mateus Aleluia (TCA), dentre outros. Confira aqui outras atrações do Pelourinho Cultural.