Solar de 302 anos, originário do início século 18, com portada monumental que remete ao exuberante barroco criollo hispano-americano e arquitetura típica da colonização portuguesa na Bahia, o Paço do Saldanha, no Centro Histórico de Salvador (CHS), passará a ser sede da Fundação Cultural do Estado (Funceb) ainda neste primeiro semestre. A edificação ocupa quase um quarteirão, próximo à Praça da Sé, e está situada entre as ruas da Oração, 3 de Maio, Guedes de Brito e Saldanha da Gama, os dois últimos, nomes de famílias que foram proprietárias do imóvel.

O Paço está passando por obras a cargo do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), especializado em restauração de prédios antigos e responsável pela política pública de salvaguarda dos patrimônios culturais do Estado. O governo investirá R$ 530 mil. Segundo a fiscal do Ipac na obra, arquiteta Zulmira Correia, serão colocadas divisórias nas salas e reformadas instalações elétricas, hidráulicas e hidrosanitárias.

O diretor do Ipac, Frederico Mendonça, informa que o Paço do Saldanha é tombado como Patrimônio do Brasil pelo Ministério da Cultura desde 1938. “De 1874 a 2007, a edificação foi ocupada pelo Liceu de Artes e Ofícios, entidade sem fins lucrativos que qualificava operários para o mercado de trabalho”. A entidade oferecia ensino prático e teórico, principalmente de formação humanística. “Eles se baseavam nas experiências anteriores do Rio de Janeiro e nas escolas de artes e ofícios francesas, criadas nos séculos 18 e 19”.

Depois de 133 anos, o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia foi fechado pelo conselho da instituição em função da má gestão da entidade na última década de 2000. Após o fechamento, em 2007, o conselho do Liceu cedeu o solar e seus anexos ao Estado, via Secult/Ipac, por intermédio de um termo de comodato para que o prédio, enquanto não se resolvam processos trabalhistas e administrativos da instituição, possa ser utilizado e conservado adequadamente.

“Hoje, o solar – e seus anexos – reúne cerca de oito mil metros quadrados incluindo o complexo dos antigos cinemas Liceu e Popular, a ala da ex-rádio Excelsior e das repartições da prefeitura municipal, e o Solar do Saldanha. Ao todo são quatro pavimentos e cerca 20 cômodos de várias dimensões, capela, salão de exposição e auditório.

Atualmente, a sede da Funceb fica no Pelourinho, ocupando três casarões do Ipac, na Rua Gregório de Mattos, nº 29, onde funciona o gabinete e diretorias, e os números 31 e 43, utilizados para outros setores. No prédio de nº10, da Rua Frei Vicente, atua a assessoria da Funceb. Cerca de 500 funcionários da fundação devem se mudar para o Paço do Saldanha.