A União Brasileira de Escritores (UBE), Núcleo Bahia, promoverá no próximo sábado (5), às 9h30, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no bairro Costa Azul, em Salvador, sua primeira reunião oficial aberta ao público. Escritores, poetas, jornalistas, articulistas, professores e leitores em geral são esperados para o encontro que vai discutir as possibilidades de fortalecimento dos escritores baianos e acesso gratuito.

Entre os temas que serão apresentados estão o fortalecimento do movimento literário na Bahia, a Bienal do Livro, o V Congresso de Escritores Brasileiros, além da articulação da entidade com instituições públicas e privadas e outros assuntos de interesse dos escritores.

"O Núcleo da UBE na Bahia surge como uma possibilidade de reunir os escritores, visando buscar soluções conjuntas em torno da expansão da literatura baiana e o reconhecimento do autor local junto aos leitores e aos meios de comunicação”, destaca Carlos Souza, o representante do Núcleo.

Parceria
A idéia da criação do Núcleo da UBE na Bahia nasceu de conversas entre Carlos Souza e Roberto Leal, que logo em seguida compartilharam da iniciativa com outros escritores que também farão parte do órgão. A partir de então, os idealizadores dialogaram com a UBE de São Paulo, que de imediato apoiou a iniciativa.

O Núcleo da Bahia foi anunciado em setembro de 2010, durante o I Encontro de Escritores Baianos Independentes, realizado pela Fundação e Selo Editorial Ómnira. Durante o evento, os organizadores distribuíram ao público presente, uma cópia do ofício recebido da União Brasileira de Escritores (UBE) de São Paulo, assinado pelo atual presidente, Joaquim Maria Botelho, nomeando o jornalista e escritor Carlos Souza como representante da UBE na Bahia.

A UBE da Bahia nasce em parceria com a União Brasileira de Escritores de São Paulo, a mais antiga associação de escritores do Brasil. Criada em 17 de janeiro de 1958, resulta da fusão da Sociedade Paulista de Escritores com a Associação Brasileira de Escritores. A organização tem como objetivos principais discutir políticas culturais que atendam aos interesses dos associados e defender seus interesses em todas as manifestações literárias, em poesia e prosa.