Aproximadamente 3500 pessoas, entre baianos e turistas, compareceram à final do Brasil Open 2011, realizado neste sábado (12), no Complexo Hoteleiro da Costa do Sauípe, na Linha Verde, em Mata de São João. O governador Jaques Wagner, a primeira dama, Fátima Mendonça, e secretários de Estado prestigiaram o encerramento da competição onde os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares saíram campeões com a vitória sobre Paulo Andujar e Daniel Gimeno-Traver, da Espanha.

“Ser campeão já é uma sensação muito especial. Vencer em casa com a casa cheia não tem explicação. Um dia que ficará na história para mim e para o Marcelo. A torcida não deixou a gente desanimar em nenhum momento”, declarou Melo. Na modalidade individual (simples), o também espanhol Nicolas Almagro saiu campeão por vencer a partida contra Alexandr Dolgopolov, da Ucrânia.

O secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos destaca os benefícios proporcionados ao estado com a realização do campeonato na Bahia. “Esse evento pode ser analisado em diferentes aspectos. Um deles é o estímulo do desenvolvimento da modalidade no estado, outro aspecto é o fomento da cadeia produtiva do esporte”.

De acordo com os organizadores, durante a preparação e realização do Brasil Open 2011, foram gerados 500 empregos temporários. São recepcionistas, seguranças, garçons, cozinheiros, manobristas, entre outros profissionais especializados em atender com dedicação os adeptos do turismo esportivo.

Sempre com um belo sorriso, vestidas a caráter e munidas de inúmeras fitinhas do Senhor do Bonfim, as irmãs baianas Tupia e Luclecia Nery Viana são especialistas em dar boas vindas e contribuem para que os turistas levem boas recordações do povo baiano. “É uma oportunidade para ganharmos dinheiro”, disse Tupia. “É preciso ser carismática, saber das cores dos orixás, representar bem a Bahia e passar amor e energia para as pessoas”, completou Luclecia.

Boa parte das pessoas que compareceu a Sauípe aproveitou a viagem para usufruir das paisagens paradisíacas da região. Walquíria de Oliveira e outras dez pessoas de Juruaçu, inteior de Goiás, escolheram a Bahia para passar as férias. “Viemos para o turismo e estamos aproveitando o campeonato de tênis. A Bahia é tudo de bom. O pessoal é muito receptivo”.

O casal de médicos, Sérgio Pereira e Fabiana Galharte, saiu do Rio de Janeiro especialmente para o aberto de tênis. “A cidade é ótima. Estamos aproveitando a Bahia fazendo turismo”, disse o carioca. Fabiana, que é fisioterapeuta, afirmou que da próxima vez, a família inteira fará o passeio. “Ano que vem vamos trazer nossos filhos. Eles merecem ser abençoados pela Bahia”.

O incentivo à realização de eventos esportivos nacionais e internacionais é uma das estratégias do governo para manter aquecida a ocupação hoteleira, não apenas no verão, mas também na baixa estação. Na opinião do governador Jaques Wagner, “toda forma de promover a Bahia é importante. Por isso que o governo do estado contribui com o Brasil Open aqui em Sauípe, um complexo importante para o turismo”.