Entre os dias 21 e 23 deste mês, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro no estado, faz a verificação de taxímetros em Vera Cruz instalados, conforme decreto municipal. A fiscalização é anual e obrigatória.

Os donos de táxi devem comparecer à BA-001, km-3. Na ocasião, é indispensável apresentar a documentação do veículo, alvará de funcionamento do táxi e nota fiscal de compra ou documento que comprove sua procedência. Após a verificação do taxímetro, o equipamento recebe uma marca de verificação do Inmetro e um certificado que atesta a confiabilidade da medição.

O valor pago pela corrida deve estar de acordo com as tarifas estipuladas pela prefeitura local. “Se o consumidor tiver dúvidas sobre a cobrança do serviço, constatar que o táxi não possui a marca de verificação do Inmetro ou que o lacre está rompido, deve contatar o Ibametro para procedermos à apuração”, afirmou o coordenador de Fiscalização do instituto, Emanuel Portela. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Ibametro (0800-071-1888).

Segundo o coordenador, o não comparecimento à verificação nos dias estipulados ou a falta de justificativa junto ao Ibametro implicará em medidas administrativas. “Será lavrado o auto de infração e o proprietário do veículo terá dez dias para apresentar defesa”.