Durante a manhã deste domingo (20), as ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB) foram transformadas em pista de corrida, onde cerca de 750 funcionários públicos do Estado deixaram de lado suas funções habituais para virarem atletas. Esta foi a primeira edição da Corrida do Servidor, que integra um conjunto de iniciativas realizadas pela Secretaria da Administração (Saeb) em prol do bem-estar e da valorização dos trabalhadores estaduais.

“A corrida é mais uma ação do Programa Bem Viver, uma das principais vertentes do Programa Você Servidor que visa instituir uma nova política de Recursos Humanos, pautada por iniciativas de valorização do conjunto dos 260 mil servidores públicos estaduais, entre ativos e inativos”, afirmou a coordenadora de Valorização do Servidor da Saeb, Luciana Alves.

A largada aconteceu em frente ao Tribunal de Justiça, após um animado alongamento. De lá, os corredores percorreram cinco quilômetros, com a torcida de muitos familiares presentes e balizados pela Polícia Militar, que foi destaque no evento tanto pela segurança garantida quanto pela participação dos servidores da corporação. Os dois primeiros colocados nas duas categorias, masculina e feminina, foram do quadro da PM.

Aos 35 anos, Verônica Ribeiro comemorou a conquista do lugar mais alto do pódium, depois de atingir o tempo de 22 minutos e dois segundos. “Vim do interior só para prestigiar esta iniciativa, que merece os parabéns pela organização e pela oportunidade de mostrarmos um pouco mais de quem somos”, disse ela.

“Pude conhecer colegas de profissão, interagir com os demais e me divertir. Gostaria, acima de tudo, de agradecer a Saeb pela chance de participar de um evento assim”, completou José Carlos do Espírito Santo, que registrou o melhor tempo entre os homens: 16 minutos e 33 segundos.

Ambos receberam o valor máximo da premiação, de R$ 1 mil. Aos segundos e terceiros colocados, os prêmios foram de R$ 500 e R$ 300, respectivamente. “O que importa é competir e vencer nossas limitações”, disse o juiz aposentado Rilton Ribeiro, único cadeirante a participar da prova, deixando muita gente para trás com o tempo de 31 minutos de prova. O tempo total da corrida foi de 58 minutos e 48 segundos.

Os corredores contaram com toda infraestrutura necessária, como camisas, lanches, sucos, água e posto médico. Para participar, cada servidor realizou inscrição gratuita, mediante a doação de alimentos não perecíveis. No total, foram arrecadados meia tonelada de alimentos, que serão enviados às Voluntárias Sociais da Bahia para doação a instituições carentes, devidamente cadastradas no órgão.

Novidades em 2012

A ação contou com a parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Federação Baiana de Atletismo (FBA), Transalvador, Samu 192, entre outros. Para o próximo ano, novidades estão por vir.

“A continuidade da ação está garantida. Vamos criar a categoria de competição por equipes e ampliar a participação dos servidores do interior da Bahia para uma integração mais completa”, enfatizou o secretário da Administração, Manoel Vitório. Ele destacou, ainda, que a corrida faz parte de um amplo programa de valorização dos trabalhadores, empreendido pela Saeb, do qual ações como as Olimpíadas, a Copa do Servidor, o Prêmio Melhores Práticas também fazem parte.

“Estamos encarando de frente o desafio de cuidar integralmente do servidor, a partir não só da reestruturação dos planos de cargo e salários, mas também do lazer e do desenvolvimento pessoal. Estamos valorizando aqueles que cuidam dos serviços prestados à população, logo, é um ganho direto a toda população baiana”, finalizou.

Delegado-geral foi um dos participantes

Participaram da iniciativa, funcionários públicos estaduais ativos e inativos, ocupantes de cargos comissionados, estagiários e aqueles regidos pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Entre os que marcaram presença, estava o grupo especial de corrida da Polícia Civil, com 20 atletas.

“O lazer e o esporte devem andar unidos na vida dos policiais, para que sejam profissionais completos e sadios para lidar no dia-a-dia da profissão. Viemos dar o exemplo de boa conduta e participar desta iniciativa inédita que merece o apoio de todas as categorias e secretarias”, pontuou o delegado-geral da PC, Hélio Jorge Paixão.