Reconhecido internacionalmente na área de metrologia legal, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) foi convidado pelo instituto alemão PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt) para integrar missão que visa implantar a área de pré-medidos em Moçambique, na África, e convocou o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) para compor a equipe de excelência destinada ao trabalho.

Órgão delegado do Inmetro na Bahia, o Ibametro é uma referência em sua área de atuação no Brasil, com técnicos metrologistas de primeira linha. É o caso de Cíntia Lé, coordenadora do Setor de Pré-Medidos do instituto, que vai ao país africano em março para colaborar na missão. Os produtos pré-medidos são aqueles embalados na ausência do consumidor, como os itens ensacados e os enlatados em geral. Cíntia atua no campo da regulamentação e fiscalização desses produtos.

Pelo convite, o Inmetro vai fornecer conhecimento técnico para o desenvolvimento das leis metrológicas, laboratórios, além de capacitar os profissionais que vão atuar nas atividades. Além do Ibametro, o Inmetro convocou o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas para participar da missão.