A Indústria Anhembi, fabricante da tradicional marca de água sanitária Q’boa, anunciou, nesta quinta-feira (3), em Salvador, durante reunião com o secretário da Indústria Comércio e Mineração, James Correia, que vai investir cerca de R$ 2 milhões na unidade do Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho.

Segundo Samuel Noronha, diretor geral das Indústrias Anhembi, o principal objetivo da expansão é atender a demanda que surgiu com a mudança no perfil de consumo das classes C, D e E, influenciando diretamente no crescimento do setor. “Vamos consolidar o plano de reestruturação das operações no estado e assegurar a presença das Indústrias Anhembi S/A no mercado de produtos de limpeza doméstica nas regiões Norte e Nordeste, para atender a demanda criada por esse novo perfil de consumidores” afirma Noronha.

O investimento de R$ 2 milhões será aplicado principalmente na aquisição de máquinas para ampliação da linha de produção, do quadro de funcionários (25%) e na capacitação e treinamento dos colaboradores para operação de novos equipamentos e tecnologias.

“Até maio deste ano, serão implantadas a linha de limpadores multiuso, as novas máquinas que vão ampliar em 50% a capacidade de sopro e a encaixotadora para automação da linha de água sanitária, além disso, vamos aumentar em 25% os postos de trabalho na unidade, explica Noronha.

Em dezembro de 2009, a fábrica da Q’boa foi reaberta e mais de 100 operários voltaram ao trabalho. A reabertura só foi possível graças à intervenção direta do Governo do Estado, que promoveu uma redução de 7% na taxação do hipoclorito de sódio – principal insumo da indústria – e articulou para que a Braskem garantisse para o polietileno, matéria prima para as embalagens, o mesmo preço praticado em São Paulo. A Embasa, por seu turno, também promoveu uma negociação favorável para o fornecimento de água industrial.