Em operação educativa nos shoppings do Imbuí, os fiscais do Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), já notificaram 14 estabelecimentos. Farmácias, salões de beleza, autoescola, panificadoras e lojas de vestuário são alguns dos comércios-alvo dessa operação.

Segundo a diretora de Fiscalização do Procon-BA, Isabella Barreto, como se trata de uma ação de cunho educativo, nenhum estabelecimento será autuado nessa primeira visita. Nos casos em que são identificadas irregularidades, os fiscais estão deixando documentos de constatação, com prazo de três dias úteis para que as adequações sejam feitas.

O Silver Shopping Imbuí foi o primeiro a ser vistoriado pelos agentes do órgão. Das 14 lojas visitadas, apenas uma estava totalmente de acordo com as normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Nas demais, foram identificadas inadequações, como falta de preço nos produtos expostos à venda, ausência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso aos clientes, tabela de serviços incompleta, estipulação de valor mínimo nos pagamentos realizados em débito e crédito de uma só vez, má conservação de produtos, entre outras.

Na quinta-feira (10), os fiscais visitaram o Shopping Master. A proposta dessa operação educativa é de continuar expandindo as ações do órgão, abrangendo diversos bairros. Em janeiro, o mesmo foi feito nos shoppings Empório e Boulevard 161, no Itaigara.