O Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), registrou 2.160 reclamações somente neste ano. As principais queixas são relacionadas a problemas com produtos (1.143), seguidos de serviços essenciais como água, energia e telefone (541) e assuntos financeiros (293). Lideram o ranking de processos administrativos, em 2011, as empresas OI, Lojas Insinuante e Whirlpool.

Este alto número de reclamações em menos de dois meses demonstra, segundo a Diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-BA, Adriana Menezes, que os consumidores estão mais conscientes sobre os direitos garantidos em lei, e mais atuantes, buscando apoio de órgãos de defesa do consumidor para resolver problemas relativos às relações de consumo.

Os consumidores dispõem de oito postos de atendimento do órgão para registrar queixas ou obter informações referentes a problemas em produtos e serviços. Sete unidades funcionam na capital (no Posto Central, localizado na Avenida Carlos Gomes, nº 746, Centro, e nos SACs do Shopping Barra, Salvador Shopping, Liberdade, Cajazeiras, Periperi e Instituto do Cacau) e uma no interior do estado, que atende a população de Jequié e regiões circunvizinhas.