Na próxima terça-feira (8), às 15h, na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), será realizada uma reunião com a participação do secretário Almiro Sena, parlamentares e a rede social de apoio às causas indígenas. O principal ponto da pauta é a construção coletiva de propostas para a convivência harmoniosa, entre os povos indígenas e não índios, das regiões onde está sendo discutida a demarcação de terras reconhecidas pela Funai como território tradicional.

O encontro foi marcado pelo secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos após ser informado da prisão da cacique Tupinambá Maria Valdelice Amaral de Jesus, na tarde de quinta-feira (3), em Olivença, município de Ilhéus. Almiro Sena afirmou ser necessário ouvir os povos indígenas e a sociedade civil organizada para tentar superar as dificuldades enfrentadas por causa das terras reivindicadas pelos povos indígenas, e já reconhecidas pela Funai como território tradicional, primeiro passo para a demarcação.

A cacique Valdelice está custodiada, por determinação judicial, na ala feminina do Conjunto Penal de Itabuna, separada das demais internas, sob a guarda de uma agente penitenciária.