O Conselho Estadual de Juventude da Bahia (Cejuve) realizará nesta quinta-feira (24) e na sexta (25) a eleição para os representantes da sociedade civil no biênio 2011/2012. A eleição acontecerá no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a partir das 8h30, e escolherá os conselheiros nas categorias entidades de apoio, fóruns, redes de juventude, movimentos e organizações juvenis.

Durante a Assembleia, o secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, e o coordenador executivo de Políticas de Juventude, Éden Valadares, farão o lançamento da publicação ‘Documentário das Políticas Públicas de Juventude’, que contém os documentos produzidos pela política estadual de juventude desde o ano de 2007. A publicação é fruto de uma parceria entre a Secretaria das Relações Institucionais e o Cejuve.

Na Assembleia Eleitoral, serão escolhidos os 20 membros titulares, e respectivos suplentes, que comporão o Conselho. Além dos representantes da sociedade civil, o Cejuve será composto por mais 10 membros titulares e seus respectivos suplentes do poder público estadual.

O Conselho é responsável por propor, monitorar e avaliar políticas públicas voltadas para a juventude. O mandato é de dois anos, sendo a mesa diretora composta por presidente, vice-presidente e secretário executivo, eleitos anualmente em reunião ordinária do plenário.

O secretário executivo do Cejuve, Vladimir Pinheiro, disse que “essa Assembleia Eleitoral coroa o excelente momento que vivemos no debate político sobre juventude. O grande número de entidades que se credenciaram para participar da Assembleia Eleitoral demonstra o quanto nossa geração se preocupa com o debate político”.

Vão participar entidades que abrangem desde jovens GLBTT a jovens do campo. Segundo Vladimir, isso demonstra o quanto o Conselho é diversificado em sua composição. O acúmulo desses dois últimos anos do Conselho garante as condições para passos mais significativos nas políticas públicas para juventude. Para ele, a expectativa para os dois próximos anos de gestão é a melhor possível.