Um filhote do pássaro Cardeal é a mais nova atração no setor de aves do Zoológico de Salvador. O novo morador de apenas 15 dias de vida é mais uma demonstração do trabalho e dedicação do parque voltado à preservação da fauna e na reprodução das espécies.

Inaugurado em 2010, como parte do projeto de reestruturação do parque, o aviário do Zoo de Salvador é o primeiro do Norte-Nordeste. Com um ambiente propício para as aves, reproduz o habitat natural deles, em cenários enriquecidos com cachoeiras, solo e vegetação nativa dos biomas Mata Atlântica, Caatinga e Manguezal.

Segundo a técnica responsável por esse setor, Thaiane Oliveira, é feito constantemente o trabalho de enriquecimento ambiental. “Tentamos tornar o local o mais próximo do natural, garantindo o bem-estar do animal e tornando-o mais ativo”. Quando o animal se adapta ao local, passa a interagir com o ambiente e explorar o recinto, porém, a principal resposta positiva à ambientação é a reprodução da espécie.

Pássaro 
O cardeal é uma ave muito bonita, característica pelo seu topete vermelho eriçado, que vive em áreas abertas, com vegetação alta. Em até 17 dias de nascidos, os filhotes deixam o ninho, mas continuam sendo alimentados pelos pais por mais duas a três semanas. Em aviários é desejável mantê-los aos casais.

Aviário 
É composto por mais de 230 espécimes (de ararajubas, canários, cardeais e azulões entre outros). Devido à possibilidade de maior proximidade destes com os visitantes, é hoje uma ferramenta chave para a educação ambiental. Clique aqui e confira fotos do Zoo de Salvador