Em função da relevância da base cartográfica do estado para as ações da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), representantes da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), se reuniram, nesta segunda-feira (14), com o secretário Eugênio Spengler e o superintendente de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade (SFC), Ubiratan Felix Santos, a fim de apresentar o estágio do Projeto de Atualização Cartográfica do Estado, coordenado pela SEI.

O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, o diretor de Informações Geoambientais, Antônio Cunha, e a gestora do mapeamento, Rita Pimentel, mostraram as áreas já concluídas do projeto, que representam 70% do território baiano, no caso das imagens de satélite, e de 60%, no caso da aerofotogrametria, faltando o litoral e parte do semiárido para a conclusão total.

Na ocasião, a SEI confirmou o atendimento à demanda da Sema de acesso às informações cartográficas da região oeste, necessárias para a SFC realizar a adequação ambiental das propriedade rurais. Serão cerca de mil ortofotos da região, fornecidas mediante assinatura de termo de cessão de uso com a SFC.