Rediscutir o modelo de saúde hospitalar num contexto mais amplo, com foco na prevenção da saúde do trabalhador, atenção integral, ensino e pesquisa e na assistência, em particular o Serviço de Emergência. Esta é a síntese da proposta do novo diretor do Hospital Roberto Santos (HRS), Paulo Sérgio Bicalho, delineada ao tomar posse, nesta quinta-feira (03), em solenidade presidida pelo secretário da Saúde, Jorge Solla. O ex-governador Roberto Figueira Santos, idealizador e realizador da obra que leva o seu nome, esteve presente.

O ex-diretor Geral do HRS, Paulo José Bastos Barbosa, agradeceu a confiança do secretário Jorge Solla e definiu sua passagem pela unidade como uma de suas experiências mais significativas. Já o novo diretor Paulo Bicalho afirmou: “Estaremos incorporando ao corpo diretivo um núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, com o objetivo central da gestão das relações no ambiente de trabalho que permita o desenvolvimento dos recursos humanos”. Redesenhar a estrutura organizacional também está entre suas metas. Outro propósito é rever o acolhimento aos usuários da Emergência e tornar mais elásticos os horários de visitação, a exemplo do que foi feito no Hospital Manoel Victorino.

Médico formado pela Universidade Federal do Pará, Paulo Sérgio Bicalho é pós-graduado em Cirurgia Geral pela Fundação Hospitalar do Distrito Federal, tem mestrado profissionalizante em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia e participou da implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual de Santa Cruz. Nos últimos quatro anos, foi responsável pela transformação do Manoel Victorino, de hospital geral em unidade especializada em Traumato-Ortopedia em Alta Complexidade, integrando-o à rede estadual de Saúde.