O calor associado aos ventos úmidos vindos do oceano Atlântico deixarão o tempo instável em todo o estado, de sexta-feira a domingo (11 a 13). O serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) prevê para Salvador e região metropolitana, céu parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas, nas primeiras horas da manhã e à noite. A temperatura mínima é de em 21°C e máxima de 30°C.

O calor e a umidade vinda da região amazônica – associados às instabilidades decorrentes do posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o setor norte da região Nordeste do Brasil – deverão influenciar as condições do tempo na maior parte dessa região. Segundo o meteorologista do Ingá, Ricardo Rodrigues, essas condições atmosféricas deverão deixar as regiões oeste, São Francisco e norte do estado com céu nublado a parcialmente nublado e chuvas fracas. “Nestas regiões, as temperaturas em elevação (mínima de 22°C e máxima de 33°C) também poderão favorecer a ocorrência de eventos isolados de chuvas moderadas”, explica Rodrigues.

Como em Salvador e RMS, as regiões nordeste, sul e Recôncavo também estão sendo influenciadas pelos ventos úmidos, que vêm do Oceano Atlântico, e a previsão é de céu parcialmente nublado, com chuvas fracas. As temperaturas também se manterão elevadas, oscilando entre 23°C (mínima) e 34°C (máxima). Nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, o céu se manterá parcialmente nublado, porém a temperatura ficará mais amena, podendo chegar a 19°C (mínima) em suas áreas serranas. Entretanto, não se descarta a possibilidade de chuvas fracas e isoladas nessas regiões.

Maré 
De acordo com a meteorologista do Ingá, Maryfrance Diniz, entre sexta-feira e domingo, a maré alta deverá atingir sua altura máxima por volta das 10h e das 22h, com valores variando entre 1,4 e 2,4 metros. “A maré baixa (0,6 a 0,9 metro) deverá atingir seu mínimo em torno das 5h e das 17h. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro”.

Radiação Ultravioleta 
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) deverão permanecer também elevados, com intensidade Extrema em praticamente todo o Nordeste brasileiro, com valores oscilando entre 12 e 13. Durante a estação do verão (no Hemisfério Sul), os dias se tornam mais longos do que as noites e as temperaturas se mantêm em elevação. Com isso há um aumento na intensidade da radiação solar, elevando também os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV).

O aumento da nebulosidade (típico do verão) também é registrado em grande parte do Nordeste brasileiro, incluindo o estado da Bahia. Mesmo assim, os IUVs podem assumir valores elevados e, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), requer cuidados quanto à exposição ao sol entre 10h e 16h. Recomenda-se usar filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves.