LOCAL: Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Canela.
DATA: 18.02.11 (sexta-feira)
HORÁRIO: 8h30

O QUE É: o governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregam 34 ambulâncias do Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192); apresentam a campanha deste ano de combate à dengue; participam do Encontro de Sensibilização de Gestores Municipais para o Controle da Dengue e inauguram uma Farmácia Popular, uma Farmácia Escola e a sede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus-Ba).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROGRAMAÇÃO: às 8h30, no estacionamento da Reitoria da Ufba, acontece a entrega das 34 ambulâncias do Samu. Logo depois, às 9h, no Salão Nobre da Reitoria, será apresentada a campanha publicitária de combate à dengue. Em seguida, no mesmo local, será realizado o Encontro de Sensibilização de Gestores Municipais para o Controle da Dengue. Às 11h, é a vez da inauguração da Farmácia Popular e da Farmácia Escola da Ufba, localizadas na Rua João das Botas (Canela), próxima à Reitoria. A última atividade é a inauguração da sede da Unasus, na Rua Cardeal da Silva, Nº 1339, Federação.

AMBULÂNCIAS: das 34 unidades, cinco são de suporte avançado, 11 de suporte básico e 18 para reposição da frota. O Ministério da Saúde investiu R$ 4,6 milhões nesta aquisição, cabendo ao Governo do Estado o custeio da frota. Os veículos vão para 22 municípios e possibilitarão a implantação do Samu Regional de Jacobina, beneficiando uma população estimada em 2,6 milhões de habitantes. Os municípios beneficiados são: Feira de Santana, Eunápolis, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itagimirim, Itabela, Catu, Jequié, Alagoinhas, Belo Campo, Cruz das Almas, Jacobina, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Mairi, Morro do Chepéu, Ourolândia, Piritiba e Várzea do Poço.

DENGUE: o Encontro de Sensibilização reunirá prefeitos, secretários municipais e representantes dos conselhos municipais de Saúde dos 198 municípios com maior risco de epidemia de dengue neste ano. O objetivo é reverter este quadro e não deixar que a redução no número de casos registrado no começo de 2011 enfraqueça as medidas de prevenção. Este ano, até o dia 22 de janeiro, foram registrados 1.608 casos de dengue na Bahia. No mesmo período de 2010, esse número chegou 2.341 casos, correspondendo a uma redução de 31,3%.

FARMÁCIAS: a Farmácia Popular do Brasil tem como objetivo principal ampliar o acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, diminuindo custos e, consequentemente, o impacto sobre o orçamento familiar. Na Bahia, já são 61 unidades, além das 162 farmácias credenciadas para a comercialização desses medicamentos com custo mais acessível. Já a Farmácia Escola, uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica, será responsável pela produção de medicamentos manipulados com custos mais baixos. Juntas, as unidades também possibilitarão aos futuros farmacêuticos estagiar com melhor qualidade, visualizando na prática um modelo correto de farmácia, como um estabelecimento de saúde e não somente como estabelecimento comercial.

UNASUS: será um importante dispositivo para a valorização da força de trabalho da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na medida em que poderá impactar na carreira dos servidores, garantindo que as ações de habilitação profissional, formação, atualização, aperfeiçoamento e especialização sejam articuladas, relacionadas ou previstas nos Planos de Carreiras, Cargos e Salários. O resultado dessa iniciativa será refletido no fortalecimento do SUS no estado. A sede da Unasus contará com auditório para 160 pessoas, laboratório de informática, biblioteca, espaço de convivência, oito salas de aula, salas para apoio pedagógico e administrativo, além de um ambiente climatizado, acesso à internet, equipamentos multimídia e espaço de convivência. O investimento total foi de R$ 18 milhões.