"No carnaval da Bahia, abuse… da alegria!" Esse é o slogan do Bloco da Redução de Danos, que os serviços de referência no tratamento de pessoas em sofrimento decorrente do uso de álcool e outras drogas colocam na rua durante o Carnaval de 2011, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por intermédio da área técnica de Saúde Mental. Os organizadores do bloco informam que as camisas estarão disponíveis a partir desta terça-feira (1º), no Cetad (rua Pedro Lessa 123, Canela), CaPS Ad Pernambués (rua Conde Pereira Carneiro 271, Pernambués) e Caps Ad Gey Espinheira (Estrada de Campinas de Pirajá, 61, Pirajá), para profissionais da saúde.

Iniciativa do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps Ad Pernambués) e o Caps Ad III Gey Espinheira, o bloco estará no Circuito Dodô (Barra/Ondina) na próxima quarta-feira (2) e no Circuito Batatinha (Centro Histórico), no dia seguinte, 3 de março.

No circuito Batatinha, a campanha terá um ponto fixo para a troca de latas de cerveja por copos de água mineral, como forma de evitar a desidratação e minimizar os efeitos da intoxicação pelo álcool, além de facilitar breves períodos de repouso.

Com estratégias lúdicas e educativas, os integrantes do bloco desenvolverão diversas ações, visando reduzir os riscos e danos relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas, além de divulgar informações sobre a prevenção às DST/Aids. Haverá também distribuição de preservativos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3336-1447, no Cetad, com Andréa Leite.