Para reforçar a vacinação contra a meningite meningocócica C na população da faixa etária de 15 a 24 anos, as secretarias estadual e municipal da Saúde devem vacinar, em Salvador, neste final de semana, dias 12 e 13, cerca de 250 mil jovens. Quem já se vacinou na campanha do ano passado não precisa ir aos postos.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Alcina Andrade, a decisão de implementar esta ação foi motivada pelo baixo índice de vacinação na faixa etária de 15 a 24 anos em relação às demais. “Muita gente deixou de se vacinar no ano passado, por isso, estamos complementando a vacinação. É um reforço. A população não deve ficar preocupada com a doença, porque não há epidemia e os casos que ocorreram estão dentro do limite esperado para o ano. Esta é apenas uma estratégia complementar devido ao grande índice de faltosos na campanha de 2010 da faixa etária de 15 a 24 anos”, ressaltou.

Para ter direito à vacinação, é preciso levar um documento de identificação e cartão de vacina para um dos 67 postos de vacinação que estarão abertos das 8h às 17h. Quem não tiver o cartão, pode se imunizar levando apenas a Carteira de Identidade ou outro documento de identificação.

A campanha para imunização contra a meningite meningocócica começou no ano passado. Esta ação teve um investimento total de R$ 40 milhões, financiada com recursos do Ministério da Saúde. No total foram vacinadas, em 2010, 408 mil pessoas da faixa etária de 10 a 24 anos, sendo que, na faixa etária de 15 a 24 anos, foram 234 mil pessoas imunizadas.

Publicada às 10h10
Atualizada às 13h45