O início de uma fase importante na vida do profissional médico – a residência em hospital – foi marcado, nesta sexta-feira hoje (11), no Hospital Roberto Santos, por uma solenidade de acolhimento a mais de 70 jovens, que vão se inserir em 14 programas de residência e seis de especialização em diversas áreas. O diretor geral, Paulo Bicalho, representando o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, enfatizou a importância de cada novo residente assumir um compromisso com sua profissão, enxergando o paciente de uma forma ampla, considerando seu contexto social e econômico.

O diretor informou também sobre alguns novos aspectos do hospital em termos administrativos e de assistência, a exemplo do modelo atual de organograma e da reforma pela qual passará a instituição, com a construção de um prédio anexo, que permitirá ampliar os serviços, e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que qualificará mais o setor da Emergência. Também haverá a renovação do setor de Hemodinâmica e da UTI Cirúrgica para dar maior rotatividade na realização de cirurgias eletivas.

Os novos médicos vão atuar nas especialidades de Cirurgia Geral, Oftalmologia, Neurocirurgia, Clínica Médica, Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Endocrinologia, Gastroenterologia, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Urologia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral (com área de atuação em Videolaparoscopia) Gastroenterologia (Endoscopia Digestiva), Pediatria (UTI Pediátrica), Pediatria (Neonatologia e Angiorradiologia).