A Polícia Civil, por meio da 12ª Delegacia, montou uma estrutura exclusiva nas dependências do Parque de Exposições de Salvador para atender as mais de 100 mil pessoas que diariamente estarão no Festival de Verão, que começa nesta quarta-feira (2). O posto policial vai ocupar uma área de 60 metros quadrados e contará com uma equipe de 40 servidores, entre delegados, escrivães e agentes. O regime de trabalho será na forma de turnos, com plantões de 12 horas, começando a partir das 17 horas desta quarta (2) se estendo até o encerramento do último dia de show, que será na noite de sábado (5).

Segundo a delegada Christiane Xavier, titular da 12ª CP, localizada em Itapuã, o projeto do novo posto policial foi elaborado pela própria equipe da delegacia, que vislumbrou a possibilidade de oferecer um espaço mais amplo, moderno e confortável. Com isso eles pretendem atingir dois objetivos: oferecer um atendimento mais eficiente e rápido ao público e dar melhores condições de trabalho para os servidores policiais que atuarão no posto ao longo do Festival.

O posto da 12ª DP no Festival terá uma estrutura semelhante à de uma delegacia: uma área para recepção de pessoas encaminhada pela Polícia Militar; uma área exclusiva para custódia masculina e outra para custódia feminina; e um espaço com quatro computadores, que ficarão à disposição do público para que se conectem à Delegacia Digital e registrem ocorrências, como extravio de documentos, por exemplo. Um carro presídio estará no local para transferência de presos do Parque de Exposição à carceragem da 12ª CP, em Itapuã.

Cuidados básicos
Para que os quatro dias de festa transcorram sem problemas, a delegada Christiane Xavier dá algumas dicas básicas ao público, como, por exemplo, não portar objetos de valor como celulares e máquinas fotográficas e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. “Em eventos de grande porte, basta apenas levar o documento de identidade (RG) e um cartão de crédito ou débito. Assim, se houver algum extravio, o prejuízo será menor e dará menos trabalho para quem os perdeu”, salienta Christiane Xavier.

Segundo a delegada, que com sua equipe já atuou em diversos eventos desse porte na região, inclusive no próprio Festival de Verão, lesões corporais, furtos e uso de droga são as principais ocorrências registradas nessas ocasiões. “No próprio posto da 12ª CP haverá um delegado responsável pelo registro de ocorrências e lavratura de flagrantes. Caso seja necessário, estaremos aptos a providenciar a transferência imediata do preso para a unidade policial”, avisa Christiane.