Convidados pelo secretário da Segurança Pública carioca, José Mariano Beltrame, os dirigentes da SSP/BA participaram, nesta sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, da inauguração das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) Santa Teresa, que abrange as comunidades Escondidinho e Prazeres, a 16ª implantada na capital fluminense, e de Catumbi, que abriga as comunidades Fogueteiro, Fallet e Coroa.

O secretário baiano Maurício Teles Barbosa, o delegado-geral Hélio Jorge Paixão, o comandante da PM, Nilton Mascarenhas, e o coronel PM Zeliomar Almeida Volta, visitaram também uma Delegacia Legal, modelo adotado pela polícia fluminense para delegacias no estado, que se destacam pelo atendimento à população e por não possuírem custódia.

Segundo Maurício Barbosa, a visita teve como objetivo conhecer o modelo adotado, com muito sucesso, pelas UPPs no combate à violência em áreas críticas da cidade do Rio. “Viemos conhecer a experiência do Rio, observar seu funcionamento e implantar, respeitando as peculiaridades de nossas comunidades, unidades pacificadoras semelhantes. Tudo isso dentro do Pacto pela Vida”.

A cúpula visitou ainda a UPP Santa Marta, a primeira instalada na capital fluminense, localizada no bairro de Botafogo. Ao todo, somando as duas novas UPPs, 380 policiais passarão a fazer parte do cotidiano das cerca de 20 mil pessoas que vivem nas cinco comunidades.

A região foi ocupada pela polícia no último dia 6 em questão de poucas horas. As favelas da Mineira, Zinco, Querosene e São Carlos também foram ocupadas no mesmo dia, mas a instalação da UPP nessas áreas está prevista para depois do Carnaval.