A taxa de homicídios em Salvador apresentou redução de 14,6% e de 13,2 % na Região Metropolitana no mês de janeiro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A modificação da tendência do quadro estatístico já se evidenciava em 2010, quando os números se mantiveram estáveis em relação aos do ano anterior.

“Estamos trabalhando para que esta redução obtida em janeiro se mantenha. É um desafio que se tornou prioridade da Segurança Pública baiana”, destacou o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

A implantação do Plano de Proteção ao Cidadão, com a intensificação das abordagens policiais em pontos estratégicos das principais cidades do estado, bem como a incorporação de 2.135 novos PMs, em setembro de 2010, contribuíram para a diminuição dos índices de assassinatos.

Neste ano, conforme anunciado pelo secretário Maurício Barbosa, a implantação do programa Pacto Pela Vida será a iniciativa mais importante, com destaque para a construção das bases comunitárias em áreas com altos índices de criminalidade. O programa tem também como foco a participação de outras secretarias estaduais, ONGs e, especialmente, a sociedade civil organizada.