Antes, durante e depois da segunda partida entre Bahia e Vitória, em 2011, a Polícia Militar garantiu a segurança dos 14.149 torcedores, que compareceram ao Estádio de Pituaçu, neste domingo (20). A paz reinou no maior clássico do futebol baiano, onde o Bahia levou a melhor, vencendo por dois gols a zero.

Para garantir a tranquilidade do jogo, um efetivo de 841 policiais militares agiu de acordo com o planejamento preventivo, definido em reunião no dia 16 de fevereiro, com representantes das torcidas organizadas Bamor e Os Imbatíveis. Entre as iniciativas, a escolta das torcidas em horários diferenciados, a revista na entrada do estádio e portões diferentes para a entrada dos torcedores rivais.

Além do policiamento interno em Pituaçu, a segurança foi garantida nas imediações do local. “O efetivo também foi posicionado estrategicamente nas estações de transbordo e em pontos do entorno, como o bairro de Cajazeiras e Largo do Tanque, onde as brigas são mais frequentes. Trabalhamos nesses locais, inclusive, após a partida”, explicou o comandante da 39ª Cia, major Henrique Melo.

Os Bombeiros, Batalhão de Choque, Cavalaria e a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) também auxiliaram na segurança dos torcedores. Tudo isso possibilitou a ida de famílias com crianças e até animais de estimação. “O trabalho da polícia nos deixa tranquilos para encarar um Ba-Vi como uma opção de programa familiar”, afirmou o corretor de imóveis e torcedor do Vitória, Bruno Cavalcanti, acompanhado de seu filho.

Aos oito meses de vida, a pequena Maria Heloísa, uniformizada com as vestes do Bahia, estreou bem em seu primeiro jogo de futebol. “Trouxe minha esposa e minha família porque mesmo sendo um Ba-Vi me sinto seguro. A briga é só dentro de campo, pelo melhor resultado”, disse o professor Augusto Amaral, pai da bebê.

Abre a Copa Salvador

Durante a partida, a campanha para a capital baiana sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, lançada no início do mês de fevereiro, foi reforçada. A torcida do Bahia estendeu uma bandeira em favor da iniciativa, divulgada ainda no telão do estádio, em cartazes e pela entrega de bolas promocionais nas arquibancadas.

“Abre a Copa Salvador é uma campanha organizada pela sociedade civil. No site www.abreacopasalvador.com.br é possível assinar um manifesto em favor da ação. Já são 15 mil assinaturas”, explicou o coordenador de Promoção e Eventos da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa, Márcio Lima.