Publicado na edição desta terça-feira (1º) do Diário Oficial do Estado da Bahia, três importantes superintendências da Secretaria da Segurança Pública já estão com novos comandantes. Na Superintendência de Inteligência (SI) assumiu o agente da Polícia Federal Rogério Magno de Almeida Medeiros, que até então trabalhava como coordenador na própria unidade.

A Superintendência Integrada de Ações Policiais (Siap) será dirigida pelo delegado da Polícia Civil André Augusto Barreto Oliveira, que até a segunda-feira, 31 de janeiro, desempenhava a função de analista de inteligência na SI. Completando as mudanças, na Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), o delegado da Polícia Federal Expedito Teixeira assume a chefia.

Plano de segurança 
Durante a manhã desta terça-feira (1º), o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, se reuniu com os novos superintendentes para discutir sobre as diretrizes traçadas para esta nova gestão da SSP. “Daremos continuidade ao bom trabalho que estava sendo realizado, destacando o gerenciamento e implantação do programa Pacto pela Vida, prioridade neste ano”, afirmou o superintendente da Siap, delegado André Augusto Barreto de Oliveira. Segundo ele, os esforços serão concentrados na formatação de um novo plano de segurança para o período de 2012 a 2015, além da busca de recursos junto ao Governo Federal.

Videomonitoramento 
O novo superintendente da SI, agente federal Rogério Magno de Almeida Medeiros, destacou que o combate ao crime organizado, mais especificamente ao tráfico de drogas, continuará sendo a prioridade nas investigações, além da integração do SI com as unidades de inteligência das polícias Militar e Civil e também com instituições federais. “Temos como objetivo dar apoio às investigações, elucidando os crimes de forma mais rápida, diminuindo consequentemente os homicídios”, disse Medeiros.

Por sua vez, o superintendente da SGTO, delegado federal Expedito Teixeira, citou como prioridades a conclusão da informatização e modernização das unidades policiais no estado. Ele anunciou também a formatação do projeto de videomonitoramento em locais de maior circulação de pessoas. “Temos que inovar e modernizar as nossas polícias, acelerando os procedimentos, o que nos garantirá um serviço mais rápido e eficiente”, ressaltou Teixeira.