Patrocinada pela Bahiagás, começou na segunda-feira (7), a qualificação dos taxistas e a conscientização sobre seu papel na estrutura de transporte da cidade. A iniciativa faz parte do programa de capacitação profissional da categoria, que está sendo realizado ao longo desta semana pela Associação Metropolitana de Taxistas (AMT).

A cerimônia de abertura do evento aconteceu no Hotel América Towers e contou com a participação de representantes do setor e também do secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Ney Campelo, que elogiou a decisão da Bahiagás em apoiar o programa. “Os taxistas são muitas vezes os primeiros a manter contato com o turista. Qualificar esse pessoal é investir não só na melhoria do serviço de transporte, como também na melhoria dos serviços turísticos”, afirmou Ney Campelo.

Programação
Dentre outras finalidades, a qualificação também orientará os taxistas para melhor o atendimento aos turistas que estarão em Salvador durante a Copa 2014. O presidente da AMT, Valdeílson Miguel, falou da importância da capacitação e destacou a dificuldade em atrair os profissionais para a sala de aula. “Optamos por fazer alguns dos workshops nos pontos de táxi, justamente para atingir aqueles que resistem ou não podem abrir mão de algumas horas de trabalho. A qualificação é muito importante e estamos atentos a isso”.

Os workshops são gratuitos. Além de material didático os participantes recebem certificado. A iniciativa, intitulada de “A Mobilidade da Cidade com Responsabilidade Social”, vai tratar de temas como legislação, ergonomia preventiva, fidelização de clientes e preservação do meio ambiente, dentre outros.

De acordo com a programação do evento, a capacitação prosseguiu nesta terça-feira (8), das 8h às 16h, no ponto de taxi da Rodoviária, e debateu sobre a qualidade no atendimento, marketing profissional e fidelização de clientes. Na quarta-feira (9), na sede da AMT, haverá discussão sobre ergonomia preventiva, ações de saúde e de segurança no trabalho, utilização de cartilha de orientações e instrumentos interativos promocionais.

Na quinta-feira (10), também na sede da AMT, das 8h às 16h, os debates serão sobre preservação do Meio ambiente e o uso do gás natural com energia alternativa, benefícios e impactos sociais e econômicos para os taxistas, interface governamental e a participação da categoria na contribuição como agente de multiplicação da informação e mobilização socioambiental.

Por último, na próxima sexta-feira (11), no mesmo horário, nos pontos de taxi dos shoppings Iguatemi, Salvador e Lapa, serão abordadas noções da legislação de regulamentação da atividade profissional, relações institucionais de promoção e interatividade produtiva.