Contar com o apoio e a agilidade dos produtores na vacinação e também na declaração de seus rebanhos. É desta forma que a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), unidade da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), direciona suas ações para a pré-campanha da vacinação contra febre aftosa, este ano, que está sendo divulgada em Vitória da Conquista, durante a Expoconquista, até o dia 3 de abril.

Dentre as atividades programadas estão a elaboração e confecção de material técnico para ser distribuído pelas Coordenadorias Regionais, realização e agendamento de vacinações assistidas, inspeção das revendas, verificando os estoques de vacinas e ainda o apoio das Barreiras Sanitárias.

“A campanha faz parte do dia a dia dos produtores rurais. Nosso objetivo com estas ações iniciais, é dar maior agilidade aos procedimentos de maneira que os produtores vacinem seus rebanhos logo no início da campanha e declarem a vacinação com rapidez, a fim de evitar a perda do prazo e consequentemente, a penalização”, afirma o responsável pelo Programa Estadual de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa da Adab, Antônio Lemos Maia.

Órgãos internacionais fazem avaliações a partir dos resultados obtidos na Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, que terá primeira etapa na Bahia iniciada em maio. Para o Estado, é importante se manter com altos índices de vacinação como o conseguido na última campanha, que foi de 97,93%. “A manutenção desse índice é necessário para evolução do status sanitário da Bahia e também do nosso País”, explica Maia.