Como nos anos anteriores, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) atua neste Carnaval no atendimento às famílias e aos que se encontram em situação de risco pessoal e social. Entre as ações específicas da secretaria, estão o abrigamento de crianças, a erradicação do trabalho infantil e o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Desta quinta-feira (3) a Quarta-Feira de Cinzas (9), a Sedes disponibiliza abrigo para 80 crianças de até 12 anos, filhos de trabalhadores ambulantes e de catadores, no Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ciac), em Ondina. Além de alimentação e higiene, no Ciac são oferecidas atividades lúdicas e pedagógicas. O atendimento funcionará em regime de 24 horas.

O combate ao trabalho infantil é outra ação, em parceria com os ministérios públicos Estadual e do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), conselhos tutelares e Voluntárias Sociais da Bahia.

Outro foco de atuação é a Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Trata-se de uma ação que começou em 1995 e que, por sua grande visibilidade, acabou sendo adotada pelo governo federal. Entre as conquistas, destaque para a criação de duas varas criminais especializadas da Infância e Juventude, com o objetivo de dar maior velocidade à apuração e julgamento dos casos de violação de direitos.

Com o slogan Quem Cala Consente, a campanha abordará turistas e outras pessoas com distribuição de materiais informativos (panfletos, abanadores) nas áreas de entrada e saída de visitantes, como aeroporto, ferry, Codeba, Estação da Lapa, terminais rodoviário e marítimo, nos circuitos oficiais e alternativos, além da atuação próxima e conjunta aos hotéis. Para essa iniciativa, a Sedes conta com 120 servidores.

Já a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) participa do Carnaval com plantões especiais, reforçando a equipe técnica e administrativa das unidades socioeducativas para o acolhimento dos adolescentes apreendidos pela Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) com uma equipe especializada em pronto-atendimento, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, orientadores e técnicos de enfermagem.

Também a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) estará envolvida na festa, trabalhando na prevenção de incidentes. Vários agentes nas ruas, em jornadas diárias de 12 horas, vão informar à população sobre os cuidados necessários durante o Carnaval.