As atrações esperadas para este sábado (5) no Circuito Batatinha, Centro Histórico de Salvador, prometem proporcionar mais uma festa da diversidade de ritmos, como foram os dois primeiros dias do Carnaval 2001. A partir das 15h, blocos vão descer a Rua Chile, em direção à Praça Castro Alves, ou subir a Rua da Ajuda para retornar pela Praça da Sé, no sentido Praça Municipal.

O Circuito Batatinha é movimentado, especialmente, pelos blocos que integram o Carnaval Ouro Negro, programa de fomento da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) voltado às entidades de matriz africana.

O tema do Carnaval 2011 será defendido hoje por blocos do segmento percussão, que levam a batida forte dos tambores com reforço de outros ritmos. Desfilam neste sábado Canção e Amor, Boka Louka, K entre Amigos, Abuse e Use, Danados de Coutos e Axé Dadá.

Entre os destaques do circuito, um dos primeiros a desfilar é o bloco de samba Toalha da Saudade, cujo nome é inspirado em uma canção do sambista Oscar da Penha, o Batatinha. A Rua Gabriel Soares, 68, Ladeira dos Aflitos, onde morou o sambista, é o destino final do bloco. Lá funciona um centro cultural administrado por familiares do músico, que morreu em 1997. O samba também está garantido no desfile do bloco Levada do Jegue.

Reggae
E hoje é dia de reggae no Circuito Batatinha. O ritmo jamaicano será representado pelos blocos Filhos de Jhá e Banana Reggae. A defesa do meio ambiente é a bandeira do bloco afro Ambiental e Ecossistema, que também se apresenta hoje.

Expectativa ainda pelo desfile do afoxé Filhos do Korin Efan, que tem à frente um dos mestres da percussão baiana, Erenilton Bispo dos Santos, 67 anos, uma das autoridades carnavalescas e religiosas de Salvador. Ao som do ijexá, os integrantes da entidade, que ensaiam o ano inteiro no Pelourinho, prometem um desfile de elementos da ancestralidade e religiosidade afro-brasileiras.

Da sede na Rua Gregório de Mattos, 51, sai o afoxé Filhas de Gandhy, versão feminina do mais tradicional afoxé do Carnaval baiano. Outros afoxés que desfilam hoje no Batatinha são Ilê Oyá, Filhos de Nanã, Filhos de Maré e Bahia em Cena.

Os outros blocos do Carnaval Ouro Negro que animam o circuito neste sábado são Mutuê, Tomalira, Alafin, Alerta Mente Negra, Tempero de Negro, Oriobá, Dengo Baiano, Chabisc, Ginga do Negro, Kizumba, Furacão Alegria, Acará e Impacto Sonoro.