É com Música Popular Brasileira (MPB) que o Carnaval Pipoca 2011 começa. Nesta sexta-feira (4), o Trio Cavaleiros de Jorge percorre as avenidas entre Barra e Ondina, sob o comando de J. Veloso, Jorge Mautner e Isabella Taviani. O desfile está marcado para começar às 14h45, abrindo a programação da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) que garante opções de folia gratuita com a presença de trios independentes nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande-Centro).

Comemorando 70 anos, o cantor, compositor, músico, escritor e dramaturgo carioca Jorge Mautner, relevante nome da cultura brasileira, atuante no cenário cultural e político desde a adolescência, traz ao Carnaval de Salvador a história de seu trabalho. Autor de canções como Maracatu Atômico (feita em parceria com Nelson Jacobina), gravada por Gilberto Gil em 1973, Mautner é uma figura que extrapola a polêmica e a provocação com sua conduta de firmeza, engajamento e bom-humor. Sua trajetória como ‘artista maldito’ da MPB, registrada numa discografia de 12 álbuns-solo e em parcerias que, além de Nelson Jacobina e Gil, incluem obras feitas com Caetano Veloso, vai certamente fazer a alegria dos foliões.

Já o anfitrião baiano J. Veloso apresenta o repertório que compõe o show que batiza o trio elétrico. Em Cavaleiros de Jorge, o cantor mistura o tradicional do Recôncavo baiano com elementos do candomblé, da MPB e do pop brasileiro. Para completar, Isabela Taviani mostra por que é um dos destaques da Música Popular Brasileira contemporânea.

Carnaval Pipoca

O Trio Cavaleiros de Jorge abre uma série de 15 desfiles de trios independentes do Programa Carnaval Pipoca, da Secult-BA. Esta iniciativa leva também em conta, além da promoção da diversidade de ritmos, o fato de que dos 478 mil residentes de Salvador que pulam o Carnaval, 58,9% são foliões pipoca.

Através da seleção de projetos especiais, a Secretaria realizou a curadoria de três trios elétricos licitados pela Bahiatursa. Fazem parte da programação, além de J. Veloso, Jorge Mautner e Isabella Taviani, nomes como Luiz Caldas, Novos Baianos, Lazzo Matumbi, Gerônimo, Cacau do Pandeiro, Motumbá e a atração internacional Geoffrey Chambers.

A Secult-BA também apoia o desfile do Microtrio de Ivan Huol e as apresentações de Gereba e Paulinho Boca no Terreiro de Jesus, Coletivo do Reggae em trio da Prefeitura e o projeto Samba de Nossa Terra no trio do COMCAR. Ainda articulou o apoio do Governo do Estado ao Palco do Rock, em Piatã, que conta com o patrocinio da Bahiagás.

Outra ação do Carnaval Pipoca é a contratação e pagamento de 107 artistas selecionados pela Prefeitura de Salvador/Conselho do Carnaval para desfilar em trios elétricos e seis palcos dos bairros Cajazeira, Itapuã, Liberdade, Periperi, Plataforma e Tancredo Neves. O público poderá conferir a performance de artistas como Márcia Short, Sarajane e Nelson Rufino.

O investimento de 2011 para o Carnaval Pipoca é da ordem de R$ 2 milhões e conta com a parceria das empresas públicas da Bahia como Embasa e Bahiagás.

Programação dos Trios do Carnaval Pipoca*

Sexta-feira – 4 de março
Cavaleiros de Jorge (J. Veloso, Jorge Mautner, Isabella Taviani) – 14h45
Lazzo – 20h30
Luiz Caldas – 23h

Sábado – 5 de março
Luiz Caldas – 14h40
Motumbá – 17h30
Novos Baianos (Paulinho Boca, Baby, Galvão e convidados) – 22h20

Domingo – 6 de março
Bahia Reggae Power (Max Romeo e Georffrey Chambers) – 20h30
Barca da Folia (Noeme Bastos, Luciano Bahia e Robson Moraes) – 18h35
Gerônimo – 21h25

Segunda-feira – 7 de março
Na Palma da Mão (Davi Vieira e Escola Percussiva) – 14h30
Tonho Matéria – 12h30
Edil Pacheco – 19h40

Terça-feira – 8 de março
Barra (Dodô)
Vozes Quilombolas (Claudia Cós’tta, Grupo Quixabeira, Isabel de Feira e Sambistas do Recôncavo) – 17h
Avenida (Osmar)
Samba de Moça Só (Juliana Ribeiro, Cacau do Pandeiro e Banda Samba das Moças) – 17h
Buck Jones – 20h50

*os horários, determinados pelo Conselho do Carnaval, podem sofrer alteração.

Através da internet, o público pode conferir a programação dos trios independentes e apresentação nos bairros, a programação do Palco do Rock e acompanhar as notícias do Carnaval e a transmissão da festa.