Durante operação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), na sexta-feira (4), realizada em parceria com a Polícia Militar na Rua Silveira Martins, bairro do Saboeiro, 100 veículos foram fiscalizados – 20 receberam notificação e dois estão retidos no pátio do órgão.

As infrações mais cometidas foram dirigir usando calçados que não se firmam nos pés ou que comprometem a utilização dos pedais e conduzir o carro sem os documentos de porte obrigatório, ou seja, sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). A primeira é uma infração média e o condutor leva quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e paga multa. Já a segunda infração é leve, com três pontos na habilitação e o condutor também paga multa e tem o veículo retido até a apresentação do documento.

Os pontos de atuação do Detran-BA durante o Carnaval são estratégicos e visam surpreender os condutores que não respeitam as leis de trânsito. Segundo o diretor do Detran-BA em exercício, Maurício Botelho, até o momento, nenhum condutor foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool. “Isso mostra que os foliões estão sendo mais responsáveis”. Ele disse que as blitze serão realizadas até o final da folia.