Para garantir maior segurança à população e ajudar na redução de acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realizou blitz e Comandos Educativos em todos dias do Carnaval, sendo abordados aproximadamente 65 mil condutores de veículos e motocicletas. Com as fiscalizações foram verificadas desde as condições de circulação dos automóveis até o comportamento dos motoristas, que, nesta época, costumam exagerar no consumo de bebidas alcoólicas.

Para o diretor em exercício do Detran, Maurício Botelho, que visitou todos os pontos de ação do órgão e os postos de serviços da Polícia Militar, o resultado foi bastante positivo. “Houve um grande esforço por parte do Detran para promover a paz no trânsito no período de Carnaval. Era visível o número de táxis circulando na cidade. Isso mostra que a ‘Operação Verão 2011’, teve um excelente efeito e que os foliões mostraram-se mais conscientes em relação à mistura de álcool e direção, deixando os veículos em casa e seguindo para a folia despreocupados”, disse Botelho.

Durante a festa, ações educativas também aconteceram nos principais pontos dos circuitos, especialmente em Ondina. Os Comandos Educativos foram realizados no Elevador Lacerda (sinaleira do mercado Modelo), Barra (Avenida Centenário), Avenida Garibaldi (próximo à subida do Garcia) e Vale dos Barris (sinaleira na saída da Estação da Lapa). Os condutores abordados receberam lixeira para veículos, abanos com motivo da campanha e folhetos informativos.