O ministro da Saúde, Alexandre Padilha – acompanhado pelos secretários da Saúde do Estado, Jorge Solla, e de Salvador, Gilberto José – conheceu neste domingo (6) a estrutura organizacional dos serviços de saúde de suporte ao Carnaval de Salvador.

Alexandre Padilha iniciou a visita pelo Hospital Geral do Estado (HGE), unidade que registra maior número de atendimentos de casos mais graves relacionados à festa. No HGE, ele conheceu o setor de queimados e a enfermaria de Trauma Raquimedular, serviços de excelência no estado. O diretor do Hospital Geral do Estado, André Luciano, aproveitou a oportunidade e apresentou o projeto de ampliação física da unidade.

O ministro esteve também no posto de saúde montado na Ladeira da Montanha e no posto de testagem rápida para ‘HIV/AIDS – Fique Sabendo’, que funciona no antigo Colégio Apoio, na Vitória. “A Bahia está de parabéns. Me impressionou essa ação articulada entre governo e prefeitura. É admirável a organização, as ferramentas e as novas tecnologias utilizadas durante o Carnaval”, disse Alexandre Padilha.

Atendimentos de maior complexidade

Da zero hora até as 17h deste domingo (6), as unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que estão prestando atendimento nos casos de maior complexidade relacionados com a folia, registraram 32 atendimentos: 14 no HGE, dois no Hospital Ernesto Simões Filho, dois no João Batista Caribe, um no Hospital Eládio Lasserre e três no Menandro de Faria.

Nos demais casos, a assistência foi prestada nas Unidades de Emergência do Curuzu (oito) e na de São Caetano (uma). O maior número decorreu de agressão física (17), seguido de ferimento acidental, excesso de bebida alcoólica e agressão com arma branca – quatro de cada. Os atendimentos são referentes a ocorrências nos circuitos e bairros onde há programação oficial do Carnaval.

Centro de Informação Antiveneno

No Centro de Informação Antiveneno (Ciave), neste domingo, não houve atendimento relacionado à folia. O Ciave mantém serviço médico toxicológico de 24 horas, com reforço de plantonistas. Informações e orientações também podem ser obtidas pelo telefone 0800 284 4343.

‘HIV/AIDS – Fique Sabendo’

No primeiro e segundo dias de atendimento nos dois locais, onde é disponibilizado o teste rápido para detecção precoce do HIV, foram atendidas 280 pessoas, 159 delas no posto instalado na Vitória, e 121 no do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), em Ondina. Dos testes realizados, três deram positivos, e as pessoas foram encaminhadas para atendimento no Centro Estadual Especializado em Diagnóstico Assistência e Pesquisa (Cedap).

Doação de Sangue

O serviço de doação de sangue na Fundação Hemoba não funcionou neste domingo, mas a coleta retorna nesta segunda-feira (7), das 7h30 às 18h30. Na terça (8), o atendimento será no mesmo horário.