O compositor e instrumentista baiano Pepeu Gomes, considerado um dos mais virtuosos guitarristas do Brasil, esteve, no final da tarde desta quarta-feira (2), na sede do programa Pelourinho Cultural para assinar o compromisso de apresentação que fará ao lado da banda Baiana System, no domingo (6), no Largo do Pelourinho, a partir das 22h, com acesso gratuito.

Respeitado pelos mais importantes instrumentistas do País, Pepeu ficou entre os 10 melhores guitarristas do mundo eleitos pela revista americana especializada em música, Guitar World, em 1988. Ao olhar a decoração de 2,5 mil peças e adereços e o palco com grandes imagens tridimensionais representando instrumentos percussivos, montado no Largo do Pelourinho, Pepeu, que foi recebido pela diretora do programa, Simone Reis, se emocionou, lembrando que frequenta o Centro Histórico de Salvador (CHS) desde a sua adolescência.

No local fez a sua primeira apresentação com o grupo Novos Baianos, junto com Moraes Moreira, Baby Consuelo e Paulinho Boca de Cantor. Pepeu falou ainda da sua expectativa para o show de domingo. “Tocar ao lado da Baiana System será algo diferente. Eu vi o trabalho deles na internet e fiquei bastante impressionado. Vamos fazer uma mistura. Vou levar meu rock e o resultado será uma apresentação inusitada, em clima de Carnaval”.

O guitarrista anunciou como novidade, a participação dos seus irmãos, igualmente instrumentistas, no show que realizará. “Jorginho e Didi Gomes subirão ao palco para compor a festa junto com a gente e espero que o público goste”. Pepeu sublinhou sua satisfação com relação à homenagem póstuma aos mestres Prego e Neguinho do Samba, à percussão e percussionistas baianos.

Segundo o músico, este tributo foi bastante pertinente e merecido, pois ambos, além de serem músicos geniais, desenvolveram importante papel social no CHS quando estavam vivos, influenciando as novas gerações. “Eu tive uma relação próxima de amizade e parceria com Neguinho do Samba. Desde o início de minha carreira eu pedia orientações para ele”.

Programa 
O Pelourinho Cultural é responsável pelo Carnaval do Pelô 2011, por intermédio da Diretoria de Ações Culturais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que tem investimento de R$ 1,6 milhão, 95 atrações em 200 horas de festa

Carnaval do Pelô 
O evento conta com participação direta de 171 profissionais na organização e operação e acontece em quatro palcos nos largos internos e em três palcos externos no Pelourinho. O trajeto da festa no Centro Histórico percorre 2,5 quilômetros de 14 ruas, com charangas, bonecões, bandinhas e caretas, além do Carnaval Infantil, na Praça das Artes. A programação começa sempre às 16h e só terminam às 2h. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site Pelourinho Cultural