Entre os dias 18 e 27 deste mês, cerca de sete mil pontos de venda espalhados em Salvador e região metropolitana vão ofertar grandes descontos aos consumidores baianos, viabilizados pelos incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado. O aumento da participação de lojistas, incluindo micro e pequenos, é uma das principais inovações da Liquida Salvador, que neste ano entra em sua 13ª edição.

“Esta é uma iniciativa importante no período pós-festas para continuarmos aquecendo a economia e a geração de emprego. Por isso, a Secretaria da Fazenda concede o parcelamento do ICMS aos lojistas em até quatro vezes”, disse o secretário Carlos Martins.

Ao atrair a adesão de lojistas e permitir a oferta de promoções, o incentivo fiscal estimula também a contratação de trabalhadores temporários, por causa do aumento do público. Para estes dez dias de ofertas, foram contratados 1,6 mil vendedores e outros dois mil foram treinados para prestar um melhor atendimento. A estimativa é de que 20 mil pessoas aproveitem a baixa de preços e movimentem cerca de R$ 350 milhões em compras.

“Este evento, tido como a segunda melhor data para os lojistas, atrás apenas do Natal, dá fôlego aos comerciantes e estimula as vendas. Com isso ganham todos: os lojistas, os consumidores, os trabalhadores e o Governo do Estado”, afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salvador, Antoine Tawil.

Prêmios

Outra novidade desta edição é a premiação a ser sorteada aos consumidores. Cada R$ 25 em compras nas lojas cadastradas, que terão o adesivo promocional, vale um cupom para o sorteio de um apartamento no valor de R$ 150 mil, além de um carro de luxo, 13 motocicletas e 13 caminhões. Os cupons devem ser depositados nas urnas instaladas nos principais shoppings de Salvador e nas agências no Banco do Brasil e do Banco do Nordeste.

“Esta é a maior liquidação de todos os tempos. O que sugerimos aos consumidores é procurarem as lojas com a marca promocional para aproveitar, de fato, descontos reais que consolidaram a campanha, além da farta premiação”, destacou o coordenador da Liquida Salvador, Bernardo Carvalho.

Liquida Bahia

O presidente da CDL declarou que a instituição e o Governo do Estado estão em diálogo permanente para fortalecer ações promocionais em toda a Bahia. “Estamos organizando a Liquida Bahia para abranger todo o interior do estado, nos mesmos moldes da Liquida Salvador, logo após o feriado do São João”.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o desafio de interiorizar iniciativas deve estar no foco não só da atração industrial, mas também do segmento de comércio varejista, “porque 65% dos últimos empregos gerados estiveram concentrados no interior da Bahia. O Governo do Estado está investindo no desenvolvimento descentralizado da economia e é preciso que o setor lojista esteja em sintonia com este projeto”.

Ainda em relação ao setor varejista, outro desafio observado, desta vez pelo secretário da Fazenda, é o ajuste da tributação para o comércio de eletrônicos, que em 2010 movimentou R$ 9 bilhões. “As vendas pela internet geram perda de arrecadação ao Estado e promovem, em certa medida, uma concorrência desleal com o comércio local das micro e pequenas empresas, impedidas de competir com este mercado. Temos de reavaliar o sistema de tributação para estas vendas”.