Os candidatos aprovados na fase de avaliação psicológica, a última do concurso público para agentes penitenciários, iniciam, nesta sexta-feira (18), o Curso de Formação Profissional de Agente Penitenciário. A aula inaugural será às 8h30, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo (CAB), com a participação dos secretários da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, e da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

O curso terá a duração de 45 dias e será ministrado na Academia da Polícia Civil da Bahia. Os alunos terão aulas teóricas e práticas com temas relacionados a direitos humanos, operações táticas, abordagens, custódias e escoltas de internos. Durante o período das aulas, os participantes terão direito a bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo.

De acordo com o superintendente de Assuntos Penais, Luis Antonio Fonseca, foram convocados 129 aprovados nas provas escritas. Após as demais fases de seleção, apenas 62 conseguiram aprovação para o curso, que também é eliminatório e somente os aprovados atuarão em unidades prisionais da capital e do interior.

A lista completa dos candidatos que farão o curso de formação está publicada no Diário Oficial desta terça-feira (15). O concurso público para agentes penitenciários possui validade de dois anos e foi aberto após o Estado ficar 16 anos sem promover concurso nessa área.