Às 19h desta quinta-feira (24), as diretorias da Desenbahia e da Associação Baiana de Supermercados (Abase) assinam convênio de Cooperação Técnica, na sede da entidade de classe, em Armação, para propiciar maior facilidade aos empresários do setor no acesso às linhas de financiamento oferecidas pela agência baiana de fomento.

No Brasil, os dados mais atuais mostram que o setor de varejo é responsável pela geração de quase 900 mil empregos, com um faturamento de R$ 177 bilhões em 2009. O setor de supermercados, especificamente, registrou um crescimento nas vendas da ordem de 4,2% em 2010, segundo estudo da Fundação Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

De acordo o gerente-executivo da Abase, Mauro Rocha, o convênio pretende fortalecer institucionalmente a associação, cumprindo o seu papel de articuladora de questões do interesse dos empresários do setor. Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Desenbahia, Marcelo Oliveira, a instituição está preparada para ofertar o crédito necessário para um crescimento ainda maior do setor na Bahia.

Na mesma ocasião, a Abase inaugura um supermercado escola para capacitar equipes dos estabelecimentos associados para o dia a dia nas empresas, treinando estoquistas, repositores, cartazistas, caixas e ocupantes de outras funções. O presidente da entidade, Teobaldo Costa, anunciará assinatura de convênio com a HapVida para benefício dos seus associados.

A Desenbahia vem ampliando ano a ano sua relação com entidades da classe empresarial, de forma a garantir que o crédito orientado oferecido pela instituição contribua efetivamente para a geração de emprego e renda no estado. Um convênio nos mesmos moldes também será firmado em breve com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).